"

Teresina - PI
abril 13, 2024 02:28

Siga-nos

Teresina - PI
abril 13, 2024 02:28

DHPP ouve José Vitor, amigo de Thiago Mayson; inquérito será entregue segunda (06)

Delegado Barêtta, chefe do DHPP

O Portal RP50 conversou com o coordenador do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa na última quinta-feira (02), delegado Francisco Costa – o Barêtta, sobre o caso de Janaína da Silva Bezerra, estudante de Jornalismo morta dentro do campus da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Em entrevista, o delegado informa que José Vitor, que esteve na cena da ocorrência na manhã do dia 28 de janeiro, juntamente com Thiago Mayson, este preso e autuado pelos crimes de estupro e feminicídio, foi ouvido em depoimento. Segundo o Barêtta, os jovens possuem uma amizade “muito grande” e possivelmente teriam sido vizinhos. O conteúdo, entretanto, da conversa com o rapaz não foi revelado.

Thiago Mayson, mestrando em Matemática
Thiago Mayson

“[Ele] já foi ouvido sim. Vamos responder na conclusão do inquérito [quanto tempo José Vitor passou na sala da UFPI junto com Thiago e o corpo de Janaína], porque tem algumas diligências que nós ainda vamos entrar pela noite, madrugada e dia para até segunda-feira estarmos com esse inquérito tendo o verdadeiro combo de delito daquela conduta criminosa”, disse Barêtta.

Como o DHPP teve um prazo de dez dias para concluir as investigações, ínterim motivado pela prisão preventiva do suspeito, o delegado ressalta que sua equipe está empenhada nas diligências.

“Recebi o promotor que está acompanhando o inquérito, o Dr Márcio Carcará, e ele está se inteirando de todas as investigações feitas e nós estamos correndo porque o prazo termina segunda-feira (06), quando teremos de ter o inquérito encaminhado ao Poder Judiciário, sob pena de o autor do crime ser solto por constrangimento ilegal, pois só temos dez dias”, explicou.

Janaína da Silva Bezerra
Janaína da Silva Bezerra

DEPOIMENTO

Thiago é suspeito pela morte de Janaína. Os dois se encontraram em uma festa que acontecia no Diretório Central dos Estudantes da UFPI na noite de sexta-feira (27). Segundo seu depoimento, por volta das 6h do dia 28, sábado, após o ato libidinoso com a vítima, que teria sido “consensual”, Janaína estava fria e apresentava sangramento nas partes íntimas. Neste momento, José Vitor enviou uma mensagem para Thiago avisando estar nas imediações da Universidade e perguntou onde o amigo estava.

É nesse momento que José Vitor aparece no caso. Se ele tem alguma participação ou não na morte, esse é um fator não conhecido até o momento. Pelo depoimento de Thiago, Vitor “o aconselhou que levasse a jovem para o hospital; Vitor se encontrava na universidade curtindo e foi ao seu encontro”.

No momento em que os amigos deixavam a sala, com Janaína desacordada nos braços de Thiago, um segurança da instituição interceptou a dupla es acionou um veículo para encaminha-la ao Hospital da Primavera, onde fora constatado o óbito da jovem estudante.

Trecho do depoimento de Thiago Mayson à PC-PI

Diante do depoimento não é possível identificar por qual razão José Vitor não seguiu com os seguranças e o colega até o Hospital e o porquê de não ter permanecido no local ou ter sido encaminhado à polícia. Segundo a defesa de Thiago, José Vitor após aconselhar o amigo, foi embora.

SEGREDO DE JUSTIÇA

Como é de praxe em crimes de violência sexual, as investigações ocorrem em segredo de justiça como forma de preservar a(s) vítima(s) por solicitação do advogado da família de Janaína e intercedência da Polícia Civil, a Justiça decretou o sigilo do caso.

Entenda o caso Janaína Bezerra:

A discente do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Janaína Bezerra da Silva, de 22 anos, foi encontrada desmaiada dentro do Campus Universitário Ministro Petrônio Portela, localizado no bairro Ininga, zona Leste de Teresina, por volta das 11h20 deste sábado (28.01.23). Ela chegou a ser socorrida e encaminhada ao Hospital do bairro Primavera, onde foi constatado o óbito. Ela estava no quinto período da graduação e morava no Parque Brasil, zona Norte da capital.

Mini Documentário

Como a equipe RP50 acompanha o caso desde o início, acompanhou a chegada dos pais de Janaína ao hospital para reconhecer o corpo, cobriu o trabalho pericial da Polícia Civil no campus da UFPI, o portal lança nesta sexta-feira (03.02.23) um mini-documentário com imagens exclusivas do caso. Confira a seguir:

Por Millena Araújo e Valcian Calixto

Matérias relacionadas:

CASO UFPI: peritos encontram sangue em colchão, mesa e corredores

Estudante de Jornalismo teve pescoço quebrado; homem responderá por estupro e feminicídio

Caso UFPI: Thiago Mayson, de Mestrando a Suspeito

CASO UFPI: universidade suspende eventos após morte de estudante

CASO UFPI: papel da Imprensa e a incompreensão do público

CASO JANAÍNA: estudantes pedem polícia não armada e fim da suspensão de festas na UFPI

Portal RP50

Portal RP50

Roubados e Perdidos

[wpdreams_ajaxsearchlite]