"

Teresina - PI
julho 12, 2024 19:15

Siga-nos

Teresina - PI
julho 12, 2024 19:15

Caso UFPI: Thiago Mayson, de Mestrando a Suspeito

Thiago Mayson da Silva Barbosa, 28 anos. Ele é mestrando em Matemática pela Universidade Federal do Piauí. E é o principal suspeito pela morte de Janaína da Silva Bezerra, de 21 anos, que ocorreu no sábado (28.01.23). Ela cursava o 5° período de Jornalismo na mesma instituição.

O delegado de Polícia Civil plantonista da Central de Flagrantes e de Gênero, Antônio Nilton Alves de Moura, representou pela prisão preventiva de Thiago após necrópsia apontar que Janaína foi estuprada e teve o pescoço quebrado, além de apresentar outros sinais de violência. Além dos exames, a PC-PI também procedeu com entrevistas e depoimentos para embasar o pedido.

Thiago foi detido logo após constatação do óbito de Janaína, ainda no sábado. Neste domingo (29), o Tribunal de Justiça do Piauí decretou sua prisão preventiva. A decisão foi assinada por Haydee Lima de Castelo Branco, juíza da Vara Núcleo de Plantão do TJ-PI. Com isso, ele passa a ser investigado pelos crimes de Feminicídio e Estupro.

O Portal RP50 teve acesso ao depoimento que o suspeito prestou à PC-PI. Thiago disse ao delegado que encontrou Janaína na festa que acontecia no DCE da UFPI por volta das 2h de sábado e começaram a conversar. Em seguida foram para um corredor, onde tiveram as primeiras carícias.Na sequência foram para uma sala, onde ocorreram duas relações sexuais.

A jovem teria desmaiado nas duas. Ela teria dito que não havia comido durante o dia e pediu açúcar. Após a segunda, ele relatou ter notado mancha de sangue na vítima e que o corpo de Janaína estava frio.Na segunda relação, de acordo com Thiago, Janaína teria caído com a cabeça no chão.

Um amigo de nome José Vitor mandou mensagem já por volta das 6h. Thiago pediu que ele fosse até a sala onde estava com a jovem. Vitor teria aconselhado levar a moça ao hospital. Quando os dois deixam a sala são vistos por um segurança, que os aborda. Thiago carregava Janaína nos braços. Isso já por volta de 9h30.

O segurança nota Janaína com marcas no rosto e mancha de sangue, então aciona outro agente e encaminham a moça até o Hospital da Primavera, onde é constatado o óbito da vítima e Thiago é detido pela Polícia Militar.

Janaína foi sepultada no final da tarde deste domingo, no cemitério do bairro Santa Maria da Codipi, na extrema zona Norte de Teresina. O caso tem levantado importantes discussões na rede, entre outros temas, sobre machismo, violência contra a mulher, segurança na UFPI e a própria apuração da Imprensa.

O caso foi destaque no Fantástico, revista eletrônica dominical da TV Globo, além de repercutir nacionalmente também em site como UOL Notícias e Correio 24 Horas.

Por Valciãn Calixto

Picture of Portal RP50

Portal RP50

Roubados e Perdidos

[wpdreams_ajaxsearchlite]