"

Teresina - PI
junho 23, 2024 17:16

Siga-nos

Teresina - PI
junho 23, 2024 17:16

CASO UFPI: universidade suspende eventos após morte de estudante

Após a morte da estudante de jornalismo, Janaína da Silva Bezerra de 21 anos, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) informou nesta segunda-feira (30.01.23) que decidiu por suspender as atividades festivas dentro da instituição.

Com a decisão está suspensa a realização de eventos festivos que extrapolem o caráter estritamente acadêmico-científico até que ocorra a deliberação do conselho superior competente na instituição. A medida apresentada pela gestão da UFPI é uma resposta ao assassinato da estudante que ocorreu durante uma festa de “calourada” no Campus Universitário Ministro Petrônio Portella em Teresina.

A direção da universidade alega que a festa não possuía autorização para acontecer, uma vez que existe uma resolução que estabelece que a realização de qualquer evento dentro da universidade precisa ser solicitada por escrito e autorizada pela gestão competente, o que não ocorreu na festa da última sexta-feira (27.01.23), que culminou na morte de Janaína Bezerra.

Em nota ao Portal RP50, a UFPI informou que também decidiu elaborar um protocolo oficial de enfrentamento à violência contra as mulheres no âmbito da UFPI para garantir a segurança das mulheres dentro da instituição.

Acompanhe na íntegra a nota da Universidade Federal do Piauí

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) reconhece a importância histórica do movimento estudantil no país e no Estado, e acolhe essa atuação na Instituição. No entanto, diante das atuais circunstâncias, a realização de eventos festivos que extrapolem o caráter estritamente acadêmico-científico estará suspensa até que ocorra a deliberação do conselho superior competente na Universidade.

Além disso, a UFPI, considerando estudos, pesquisas e experiências já produzidas por seus docentes, servidores e estudantes, elaborará, por meio de comissão constituída para esse fim, um protocolo oficial de enfrentamento à violência contra as mulheres no âmbito da UFPI, incluindo estratégias de sensibilização e educação permanente, em parceria com outras instituições do estado que também discutem a questão da violência de gênero

Redação RP50

Grupo Vip

Apoie a equipe RP50 de Jornalismo e ajude este site independente a se manter no ar divulgando a Notícia com Segurança e em 1º mão. Você ajuda com apenas R$ 10 mensal. Assim, você será adicionado em um grupo VIP no WhatsApp com a equipe de jornalistas do portal e receberá informações, fotos e vídeos antes de todo mundo, além de conteúdo que nem sempre é publicado nas redes sociais ou no portal. Mande agora mesmo uma mensagem para 86 9 9556-5907 e participe. Você ainda vai poder acompanhar os bastidores das reportagens e interagir com pessoas de todo o Piauí.

Picture of Portal RP50

Portal RP50

Roubados e Perdidos

[wpdreams_ajaxsearchlite]