"

Teresina - PI
julho 12, 2024 18:56

Siga-nos

Teresina - PI
julho 12, 2024 18:56

Professor da UFPI denuncia venda ilegal de fósseis do Nordeste brasileiro em site dos EUA

O professor e pesquisador da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Juan Carlos Cisneros, fez uma denúncia sobre a venda ilegal de fósseis originários do nordeste do Brasil que estão disponíveis para compra em site dos Estados Unidos.

Se comprovada a ilegalidade da saída dos fósseis brasileiros, eles serão apreendidos pela justiça dos EUA e devolvidos ao seu país de origem. Os fósseis que estão sendo vendidos são encontrados na Chapada do Araripe, localizada entre os estados do nordeste: Ceará, Pernambuco e Piauí fazendo parte do período Cretáceo. Em postagem na internet, Cisneros afirma que os fósseis “são vendidos a preços absurdos.” Muito a baixo do seu valor histórico.

Os fósseis são propriedade da União, sendo que a exportação desse material só pode ser feita com autorização, o que ocorre geralmente para fins científicos. Além disso, a venda de fósseis é ilegal. Em 1942 foi sancionada a lei  de nº 4146/42, que é a lei de proteção ao patrimônio histórico paleontológico. A partir da sanção desta lei qualquer envio de fósseis é considerado crime.

Em publicação em rede social, o pesquisador diz que “a única forma destes fósseis terem saído legalmente do Brasil seria antes de 1942“, ou seja, antes da criação da lei de nº 4146/42. O que para seria improvável. Uma investigação está sendo realizada pelo Ministério Público Federal (MPF) no Ceará para averiguar a situação ilícita.

Por Débora Machado

Grupo Vip

Apoie a equipe RP50 de Jornalismo e ajude este site independente a se manter no ar divulgando a Notícia com Segurança e em 1º mão. Você ajuda com apenas R$ 15 mensal. Assim, você será adicionado em um grupo VIP no WhatsApp com a equipe de jornalistas do portal e receberá informações, fotos e vídeos antes de todo mundo, além de conteúdo que nem sempre é publicado nas redes sociais ou no portal. Mande agora mesmo uma mensagem para 86 9 9556-5907 e participe. Você ainda vai poder acompanhar os bastidores das reportagens e interagir com pessoas de todo o Piauí.

Picture of Portal RP50

Portal RP50

Roubados e Perdidos

[wpdreams_ajaxsearchlite]