"

Teresina - PI
maio 17, 2024 21:35

Siga-nos

Teresina - PI
maio 17, 2024 21:35

PM que matou cabo Samuel Borges é condenado a 9 anos; veja em 1º mão fala da família

Samuel e Francisco

Francisco Ribeiro dos Santos Filho, ex-soldado da Polícia Militar do Maranhão, foi condenado nesta noite de quarta-feira (28.09.22), a nove anos de prisão a serem cumpridos em regime fechado. A decisão é do juiz Antônio Nolleto após o julgamento pela 1º Vara do Tribunal Popular do Júri.

O ex-PM foi sentenciado por matar com disparos de arma de fogo o cabo Samuel de Sousa Borges, da Polícia Militar do Piauí, em fevereiro de 2019, nas imediações de uma escola na zona Leste de Teresina. O crime aconteceu após um desentendimento no trânsito. Francisco praticou o homicídio na frente do filho de Samuel. Ele foi expulso da PM-MA maio de 2021, por meio de decreto assinado pelo secretário de Segurança Pública daquele estado, à época, Jefferson Portela.

Carteira de Francisco, quando ainda era PM-MA

O cabo foi assassinado com três tiros e chegou a filmar parte da ação. O vídeo foi divulgado pela família em 2021 , dois anos após o crime, como forma de cobrar celeridade no processo. O acusado era lotado no 11º BPM de Timon, enquanto Samuel já havia trabalhado na vice-Governadoria do Piauí e em 2019, ano em que o crime ocorreu, estava na Cavalaria da PM.

A equipe RP50 de Jornalismo esteve no Tribunal de Justiça e conversou com a mãe de Samuel. Para ela a “Justiça foi uma injustiça”, no que diz à pena final atribuída a Francisco, que responde a mais três assassinatos. Um dos casos é de duplo homicídio, envolvendo dois primos, no qual uma das vítimas era menor de idade.

VEJA O MOMENTO DO CRIME ABAIXO:

“É duro, só quem sabe é quem é mãe, criar um filho para servir à sociedade, sociedade essa que veste uma farda da Polícia, farda que num acontecido desse, [o acusado] leva nove anos. O que é nove anos onde ele ceifou a vida de um pai de uma criança que até agora nem o plano de saúde do Iapep não vale para poder conseguir um psicólogo? Sem falar que pode acontecer Justiça ou Injustiça, como eu disse mais cedo para minha nora, mas pra mim foi injustiça porque nove anos pra mim não é Justiça, pois uma pessoa que mata um pai de família numa situação daquela, naquele horário e local e ainda trazer pessoas mentirosas pra fazer parte do Conselho pra mim é triste. Sem falar que ele não matou só meu filho, teve outras vítimas. Teve o [caso] Felipe, que ele [Francisco] assumiu. Ele [Francisco] estava preso por esse caso, pelo caso do meu filho ele estava solto. E o duplo homicídio que ele fez também? Em menos de três meses ele matou duas vítimas, dois primos”, disse.

O pai de Samuel informou que a Defesa entrará com recurso para recorrer da decisão e tentar uma pena mais dura para o condenado. A família considerou nove anos uma pena branda.

Esposa, pai e mãe de Samuel Borges

“Foi dada uma sentença, a gente não esperava que fosse tão pouca, mas pelo menos já é algo que vai se agravar com mais outro processo que ele tem. gente vai recorrer dessa decisão para que se possa agravar mais essa sentença dele. A gente desejaria que fosse mais [anos de prisão], porque foi um caso grave e que mexeu com nós, com a família toda”, comentou o pai.

Já a ex-esposa da vítima conta que deixou o TJ-PI revoltada com decisão do juiz.

“Sim, que ele tivesse pego uma pena maior, não como a de hoje de nove anos, não ficamos satisfeitos com o resultado e a gente vai entrar com recurso para marcar um novo júri, porque queremos Justiça e eu saio daqui [achando] que a Justiça não foi feita. A gente queria uma pena maior, é isso que ele merecia porque ele [Francisco] não tirou só a vida do meu esposo, tirou de outras vítimas, eu fico assim muito revoltada demais. Os familiares [do acusado] estavam ali querendo que ele saísse em liberdade, mas não aconteceu, graças a deus, então o Ministério Público vai entrar com um novo recurso”, afirmou a viúva de Samuel.

Veja abaixo depoimento dos familiares de Samuel:

Por Valciãn Calixto

GRUPO VIP

Apoie a equipe RP50 de Jornalismo e ajude este site independente a se manter no ar divulgando a Notícia com Segurança e em 1º mão. Você ajuda com apenas R$ 10 mensal. Assim, você será adicionado em um grupo VIP no WhatsApp com a equipe de jornalistas do portal e receberá informações, fotos e vídeos antes de todo mundo, além de conteúdo que nem sempre é publicado nas redes sociais ou no portal. Mande agora mesmo uma mensagem para 86 9 9556-5907 e participe. Você ainda vai poder acompanhar os bastidores das reportagens e interagir com pessoas de todo o Piauí.

Picture of Portal RP50

Portal RP50

Roubados e Perdidos

[wpdreams_ajaxsearchlite]