"

Teresina - PI
abril 19, 2024 12:04

Siga-nos

Teresina - PI
abril 19, 2024 12:04

Batalhão de Operações Aéreas passa a realizar patrulhamento noturno em Teresina

O Batalhão de Operações Aéreas (BOPAer), da Polícia Militar do Piauí, agora passará a fazer patrulhas noturnas em Teresina, com a aquisição de um farol de busca. Testes funcionais foram realizados nos últimos dias para dar início ao policiamento aéreo durante o período da noite na capital, com a utilização do Trakkabeam A800, que oferece uma tecnologia avançada com sistema de mapeamento, 2 lentes ópticas e luzes infravermelha e brancas, contendo 800W de potência.

Conforme o Tenente-coronel Cléber Bezerra, comandante da BOPAer, o dever da aeronave é potencializar as modalidades de policiamento, além de participar de operações da Polícia Militar e Civil.

São realizadas patrulhas diárias na cidade que tem como objetivo fiscalizar a normalidade e a ordem pública na capital. Entretanto, se necessário, a aeronave pode auxiliar no atendimento aeromédico, enfrentamento a incêndios em florestas, além de salvamento durante o policiamento no litoral do período de veraneio.

“A aeronave também é empregada no combate à criminalidade, ao novo cangaço, fazendo patrulhamento de apoio às unidades que estão no solo, ela também pode fazer transporte de tropas se preciso for. Além de todas essas modalidades de policiamento e desses variados modos de emprego, seja no transporte de doentes, de feridos, seja no resgate de pessoas em situação de afogamento em rios e mares, além de combate ao incêndio, a aeronave agora com a aquisição de uma nova ferramenta, que é um farol de busca, para que ela possa fazer o patrulhamento noturno. Todos esses serviços nós vamos poder fazer também à noite, com a utilização dessa ferramenta que a Polícia Militar adquiriu, através da Secretaria de Segurança Pública, governo do estado, na pessoa do nosso governador”, comentou o comandante.

De acordo com o Tenente-coronel, com a utilização da nova ferramenta e a implantação do policiamento noturno, o BOPAer está completo.

“E hoje nós estamos completos. O Batalhão de Operações Aéreas está completo com a utilização dessa ferramenta. Assim, poderemos realizar o patrulhamento noturno. É mais uma ferramenta a serviço da sociedade piauiense que vai intensificar mais ainda o combate à criminalidade na capital, bem como no interior. A sua importância é tremenda. É uma ferramenta que poucas unidades policiais no Brasil possuem e hoje o estado do Piauí adquiriu esse farol de busca noturno e assim nós iremos realizar esse patrulhamento, trazendo mais segurança para nossa sociedade”, completa.

Letícia Mendes

Letícia Mendes

Comunicadora nata

Roubados e Perdidos

[wpdreams_ajaxsearchlite]