"

Teresina - PI
setembro 7, 2024 20:32

Siga-nos

Teresina - PI
setembro 7, 2024 20:32

Homem armado faz arrastão em escola de Teresina

Na tarde desta sexta-feira (19.05.23), um homem armado invadiu a Unidade Escolar Professora Maria Lourdes de Melo, no bairro Fátima, zona Leste da capital. O criminoso rendeu estudantes e funcionários da escola e anunciou um arrastão, roubou aparelhos celulares das vítimas e retornou para a motocicleta que havia estacionado na Rua Angélica. Os policiais da Companhia Independente de Policiamento Escolar (CIPE) atenderam a ocorrência e compareceram ao local e, até agora, não há informações sobre a identidade do homem.

Pipas na rede elétrica podem causar acidentes e falta de energia

A Equatorial Piauí faz um alerta sobre soltar pipa próximo da rede elétrica. Segundo levantamento realizado pela Distribuidora, em 2022 foram contabilizadas 320 ocorrências de interrupção no fornecimento de energia causadas pela prática em todo o Estado. Esse número é 34% maior que o de 2021, com 238 ocorrências. O trimestre de junho a agosto é o período em que a brincadeira mais acontece e, por consequência, também aumentam os casos de falta de energia causadas pela prática. Isso ocorre devido a maior incidência de fortes ventos, além de ser o período das férias escolares, onde as crianças estão em casa e possuem mais tempo para se divertir. Ainda que o período de maior recorrência ainda não tenha chegado, em 2023 já foram registradas 25 ocorrências de pipas na rede elétrica, o que corresponde, em média, a 6 ocorrências por mês. Teresina segue sendo a cidade com maior número de casos, registrando 167 ocorrências em 2022, sendo responsável por 52% do total de interrupções causadas por pipas no Piauí. O ranking é completado por Parnaíba (12), Amarante (10), Esperantina (8) e Campo Maior (8).  Em 2023, a capital segue na frente com 10 registros. Por mais que seja uma prática divertida, soltar pipa requer cuidados e, quando realizada por crianças, deve sempre ser supervisionada por um adulto. “Estamos sempre orientando as pessoas a não soltar pipas próximo da rede elétrica, por conta, primeiramente, do risco de segurança. A chance de acontecer uma transferência de carga, principalmente para aqueles que usam o cerol, é muito grande, o que pode causar acidentes que podem ser fatais”, explica o Executivo de Segurança da Equatorial Piauí, João Porfírio. Além do risco de segurança, realizar a brincadeira próximo da rede elétrica também pode danificar componentes do sistema de distribuição, causando interrupções para várias unidades consumidoras. Em 2022, as pipas na rede elétrica deixaram mais de 100 mil clientes sem energia em todo Piauí. Em 2023, o número já se aproxima de 10 mil consumidores. Dicas para garantir a segurança na hora de soltar pipa: A Equatorial Piauí alerta para que as pessoas não tentem resgatar uma pipa enroscada na rede, pois a prática pode ocasionar o desligamento de energia e acidentes que podem ser até fatais. Somente técnicos da distribuidora, treinados para este trabalho que exige o uso de equipamentos de segurança, estão aptos a manusear a rede elétrica. Fique atento as dicas abaixo:

Assaltante de entregadores de delivery é preso em Teresina

Na tarde desta sexta-feira (19.05.23), agentes da Polícia Civil da Delegacia do 12º DP, prenderam um homem identificado como João Batista, de 22 anos, que estaria praticando assaltos em frente ao restaurante Frango Leste, bairro Ininga, zona Leste da capital. O chefe de investigações da Delegacia do 12º DP, Marcelo Duarte, afirma que o jovem conduzido ficava na frente do restaurante Frango Leste, para roubar aparelhos celulares dos entregadores de delivery que iam receber as encomendas no restaurante. Foram apreendidos dois celulares com o meliante e uma motocicleta utilizada durante os assaltos. O preso foi encaminhado para a Central de Flagrantes da Polícia Civil. Texto produzido por Saulo Brandão.

Professores criam projeto contra a violência nas escolas da zona Norte de Teresina

Dezenas de professores, alunos e toda a comunidade escolar da Santa Maria da Codipi buscam pela melhoria na segurança das escolas e paz no trânsito. Diante das grandes demandas de insegurança na localidade foi criado o movimento Codipi Mobilizada que tem por objetivo chamar a atenção dos pais, alunos e do poder público para a região que possui mais de 10 escolas. A 1ª edição do movimento acontecerá às 16h deste sábado (20.05.23) e contará com a presença de 12 policiais militares, que farão a segurança do evento. Além disso estarão presentes representantes do grupo, que é formado por diretores escolares e líderes comunitários. De acordo com a Major, do 13º Batalhão da PM, Josilene, “serão empenhados 12 policiais em viaturas e seis policiais do motopatrulhamento para o policiamento da passeata, que terá como percurso a Avenida Ministro Sérgio Mota”. A estimativa é de que 3 mil pessoas compareçam  ao evento. Alguns representante se encontraram com o Secretário de Educação Nouga Cardoso e com o Governador, Rafael Fonteles, que abraçaram a causa e apoiaram o movimento. Na ocasião serão ministradas palestras voltadas paras as temáticas: Violência nas escolas e Paz no trânsito. Para aqueles que desejarem participar da ação haverá transporte público gratuito passando nas escolas. De acordo José Manoel, um dos idealizadores da ação social, “esse projeto não vai parar com essa caminhada. Será dada continuidade. Estaremos clamando por uma política pública de qualidade”, disse o organizador. A equipe do Portal RP50 também entrevistou a professora Valker que afirmou que “as escolas públicas e privadas aderiram ao projeto e  deseja que “com isso as crianças e adolescentes cresçam sob uma visão harmoniosa, amigável e acima de tudo sendo pessoas conscientes de que a paz, a compreensão e o diálogo são  fundamentais para uma convivência saudável”.

5° DP recupera 10 celulares roubados e procura os donos

A Polícia Civil do Piauí, por meio da 5º Delegacia de Polícia de Teresina, resgatou 10(dez) celulares, dando início ao procedimento cabível contra os receptadores dos aparelhos. A delegacia dará início a localização das vítimas para efetuar a devolução dos aparelhos roubados. Os cidadãos que forem vítimas de furto ou roubo de celulares devem ir à delegacia realizar o registro de Boletim de Ocorrência, onde todos os dados referentes ao item subtraído, principalmente o número do IMEI, que facilita a devolução do aparelho no momento em que este for recuperado.

Polícia Civil cumpre mandados de prisão nas cidades de Luzilandia e Valença no Piauí

A Polícia Civil do estado do Piauí, deu cumprimento de mandado de prisão, mandado de prisão preventiva e duas prisões em flagrante. As ações foram executadas em Luzilândia-PI e Valença-PI. No município de Luzilândia, um mandado de prisão preventiva foi realizado em desfavor de um homem, de iniciais D.S.L., 44 anos, em razão da prática de estupro de vulnerável, na zona rural do município.A vítima foi uma menina de 7(sete) anos. Em outra ação, foi efetuada a prisão em flagrante de dois homens, de iniciais M.N.S. e F.J.A.S., em posse dos presos foram apreendidos maconha, dinheiro e um celular. Na execução realizada em Valença, um homem, de iniciais J.A.S.J., foi preso, no bairro Novo Horizonte, pela prática do crime de roubo qualificado em emprego de arma de fogo e concurso de agentes, ocorrido na capital. O preso passou por audiência de custódia e foi transferido para a Penitenciária Major César, em Altos-PI. Os presos estão à disposição da Justiça.

Homem é preso em blitz por porte ilegal de arma de fogo em Teresina

Um homem, de iniciais T.A.C, foi preso por agentes da força de segurança pública durante a noite desta quinta-feira (18.05.23), por porte ilegal de arma de fogo. Durante a realização da Blitz- Operação É Por Todos Nós, policiais civis detectaram um veículo modelo Sandero, cor vermelho, em atitude suspeita, sendo realizado a abordagem policial. Na vistoria, foi encontrado uma pistola Taurus G3 9×9 e dois carregadores. Devido a situação flagrancial, os policiais civis encaminharam o suspeito para a Central de Flagrantes para dar início as devidas providências legais.

Polícia Civil prende duas pessoas e apreende drogas em União

Duas pessoas foram presas e drogas foram apreendidas durante operação realizada no município de União, na manhã desta sexta-feira (19.05.23) As prisões resultam de mandados de prisão em aberto contra os crimes de roubo, furto e tráfico de drogas. Participaram da Operação policiais civis de União, José de Freitas, Gerências de Polícia Metropolitana e Especializada, Draco, bem como policiais da Força Integrada de Segurança Pública e BEPI (PM). De acordo com o Delegado Marcelo Leal, Gerente de Polícia Metropolitana, duas pessoas foram conduzidas e drogas e dinheiro apreendidos. “Foram cumpridos 12 mandados judiciais na cidade e foi feita apreensão de entorpecentes”, explicou o delegado.

Bandidos invadem apartamento, executam pai e deixam mãe e filha baleadas na zona Sul

Francisco das Chagas Acelino Aguiar, de 33 anos, foi assassinado com diversos disparos de arma de fogo na madrugada desta sexta-feira (19.05.23) dentro do apartamento onde morava com a família, no Residencial Torquato Neto, zona Sul de Teresina. A esposa e a filha de Francisco também foram baleadas. Uma dupla de criminosos foi até o apartamento e começaram a atirar pelo lado de fora da janela. Em seguida os bandidos, arrombaram a porta do imóvel, momento em que desferiram diversos tiros contra Francisco e sua família. A esposa foi atingida no pé. Já a filha foi atingida na perna. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado. Ao chegar no apartamento foi constatado o óbito de Francisco. A mãe e a criança foram socorridas. Uma guarnição do 17° Batalhão da PM esteve no local resguardando a cena do crime para o trabalho da perícia. O crime bem como sua motivação será investigado pelo Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP).

Homem é executado a tiros dentro de casa em Parnaíba

Um homem identificado como por Antônio Carlos da Silva Duarte, de 41 anos, conhecido como “perneca” foi morto na noite de ontem (18), na Rua F, no Conjunto Brother Viller, bairro Primavera, em Parnaíba. De acordo com informações, o homem estava sentado na porta da residência quando dois suspeitos chegaram em uma motocicleta pop e efetuaram diversos disparos. Na tentativa de fuga, Perneca correu para dentro de casa, porém caiu próximo a cama e não resistiu aos ferimentos. A Polícia Militar esteve no local da ocorrência dando apoio e isolando a área até a chegada da Perícia Técnica que identificou no corpo da vítima, cerca de 8 tiros e estojos de pistola .40 foram localizados na cena do crime. Perneca era usuário de drogas e não tinha passagem pela polícia. O Instituto de Medicina Legal (IML) encaminhou o corpo para o Posto Avançado no bairro Frei Higino, onde passará por necropsia e logo em seguida será liberado para sepultamento. Fonte: Portal Veja PHB Notícias

[wpdreams_ajaxsearchlite]