Operação Grau Zero apreende motos e arma na Ponte Estaiada
Uma operação integrada entre a Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal e Strans resultou na condução de duas pessoas para a Central de Flagrantes na noite desta quinta-feira (11.05), na Ponte João Isidoro França, a Ponte Estaiada, localizada na zona Leste de Teresina. Uma arma de fogo foi apreendida e várias motocicletas com restrição de furto, sem placa foram apreendidas e serão rebocadas. Quando as guarnições chegaram no estacionamento da Ponte Estaiada, suspeitos dispensaram duas motos dentro do rio Poti. Um guincho foi acionado para retirar as motos da água. VEJA O VÍDEO ABAIXO: Ver esta publicação no Instagram Uma publicação partilhada por RP50 (@portalrp50)
Equatorial e Colégio Técnico de Teresina assinam termo de cooperação
A iniciativa vai possibilitar a instalação de placas solares na instituição A Equatorial Piauí e o Colégio Técnico de Teresina (CTT), da Universidade Federal do Piauí (UFPI) assinaram termo de cooperação técnica para a instalação do projeto de eficientização energética na instituição. A iniciativa faz parte do programa E+ Energia do Bem, que tem como objetivo realizar a instalação de placas solares e a troca de lâmpadas ineficientes, o que permitirá a redução no valor da conta de energia. “O projeto prevê investimentos de mais de R$ 170 mil para a instalação do sistema de energia fotovoltaica com 62 placas solares, que vai possibilitar a geração de 47.300 kwh/ano. Além disso, vão ser substituídas 476 lâmpadas fluorescentes por lâmpadas led, contribuindo de forma significativa com a redução da conta de energia da instituição. O cronograma de execução tem início agora no mês de junho e a previsão é que seja concluído em outubro, assim disponibilizando melhorias para a escola”, afirmou o Gerente de Relacionamento com o cliente, Luiz Carlos Cardoso. A instituição foi selecionada por meio de uma chamada pública realizada pela Equatorial Piauí ainda no ano de 2022. A assinatura do termo aconteceu durante a programação da celebração aos 69 anos de fundação do Colégio Técnico de Teresina (CTT). O Diretor do Colégio Técnico de Teresina, Francisco Mousinho, destaca a importância do projeto para a instituição. “Concorremos a chamada pública da Equatorial e fomos contemplados com esse projeto que vem para melhorar a eficiência energética da nossa instituição, bem como contribuir com o meio ambiente por meio da geração de uma energia limpa. Já no aspecto financeiro a iniciativa vai disponibilizar a economia de R$ 200 mil reais/ano. Essa redução vai garantir que os valores antes destinados para a fatura de energia sejam investidos em outras ações prioritárias dentro do colégio”, disse o diretor. Instituições beneficiadas Desde a início do programa E+ Energia do Bem, já foram beneficiadas as instituições Manain, Lar da Esperança, Rede Feminina de Combate ao Câncer, APAE Campo Maior, LBV Teresina, Hospital Universitário-UFPI, Apipa, Abrigo São Lucas. Em breve, o Hospital São Marcos, Hospital da PM e Nova maternidade Evangelina Rosa também serão beneficiados pelo programa. Além do Colégio Técnico de Teresina (CTT), recentemente foram selecionados para participar do programa E+ Energia do Bem os projetos da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPAR) e o Hospital Municipal de Luís Correia. No total, já foram trocadas 14.487 lâmpadas, 54 ares-condicionados substituídos e 07 refrigeradores, possibilitando uma economia de energia de 2.695,25 MWh/ano, que equivale ao consumo de 1.974 casas populares durante um ano.
Homem acusado de matar outro por insistir em dançar com sua mulher é preso
Na tarde desta quinta-feira (11.05.23), um homem de iniciais I. C. F. conhecido como “Carrasco” foi preso acusado de ser o autor do crime de homicídio contra Alex Alves dos Santos. O crime ocorreu no dia 12/09/22, e a vítima, Alex Alves, de 26 anos, foi espancada até a morte por um grupo de pessoas no povoado Taboca do Pau Ferrado, Zona Rural de Teresina. A ação foi realizada pela Polícia Civil do Estado do Piauí, por meio da Delegacia de Homicídios – Zona Sudeste, sob o comando do DPC Bruno Ursulino, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa – DHPP, dirigido pelo DPC Francisco Costa – Baretta dando cumprimento ao mandado de prisão em desfavor do criminoso. Após a prisão que foi efetuada por esta equipe no bairro Parque Ideal, zona sudeste, “Carrasco” foi submetido ao interrogatório onde confessou que cometeu o crime alegando que a vítima teria passado a mão nas nádegas de sua esposa em uma festa no bairro, além disso a vítima estaria insistentemente chamando sua esposa para dançar.
Foragido acusado de estupro em Paulistana-PI é preso
Foto retirada do site g1.com.br
Luccy Keiko diz que polícia dará resposta rápida contra filho de delegado
Na manhã desta quinta-feira (11.05.23), o delegado geral da Polícia Civil do Piauí, Luccy Keiko, deu esclarecimentos do caso do filho de delegado que agrediu a namorada ao Portal RP50. De acordo com o delegado, Luccy Keiko, “sobre o caso em específico, ontem quando estivemos no local do crime, determinamos que a Delegacia da Mulher agisse imediatamente, localizasse a vítima, colhesse as declarações, realizasse o exame de corpo de delito e que as medidas necessárias fossem tomadas em relação ao autor, com medidas cautelares junto ao judiciário”. O delegado ressaltou que a Polícia Civil está agindo rápido para dar resposta a esse caso e preservar a integridade física da vítima e fez um alerta às mulheres que sofrem qualquer tipo de agressão para que denunciem e não deem segundas e novas chances. No entanto, a defesa do acusado, alega que seu cliente não teve a intenção de machucar sua namorada, pois na tentativa de arrombar a porta, a vítima encontrava-se atrás desta. Sendo esse, o motivo dos ferimentos no rosto da vítima.
Operação Lage: pichações de facções criminosas são apagadas dos muros na zona sudeste
Mais uma fase da Operação Lage foi realizada nesta quinta-feira (11.05.22), no bairro Alto da Ressurreição, zona Sudeste de Teresina. Nesta manhã, todas as pichações que fazem referência às facções criminosas que atuam no estado do Piauí foram apagadas dos muros do bairro. De acordo com o coordenador do DRACO, delegado Charles Pessoa, “a operação visa combater de forma efetiva e eficiente as facções criminosas que atuam no estado do Piauí”, explicou.
Presos acusados de homicídio em piripiri contra adolescente de 16 anos
Na manhã desta quinta-feira (11.05.23), foi realizado o cumprimento de 03 mandados de prisão temporária e 05 mandados de busca e apreensão contra os autores do crime de homicídio qualificado contra Luís Gustavo da Costa Silva, de 16 anos. O jovem foi assassinado a pauladas na manhã do dia 07 de maio, em Piripiri, região norte do Piauí. Os acusados de iniciais W. S. S., E. R. M. e W. A., confessaram o cometimento do crime, sem interrogatório. Após a investigação, presidida pelo delegado Lucas Klimger,Representou pela prisão dos acusados, que foi prontamente decretada pelo Poder Judiciário. A ação foi realizada pela Secretaria de Segurança Pública, através da Polícia Civil do Estado do Piauí, por meio da DFHT de Piripiri-PI. A Operação contou com a participação de cerca de 15 policiais, entre Civis e Militares, das cidades de Piripiri e Piracuruca.
DRACO monitora Mocambinho após operação deflagrada no mês de abril
O Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), realizou na manhã desta quinta-feira (11.05.23) monitoramento na Vila Mocambinho, zona norte de Teresina após operação realizada em abril deste ano. De acordo com o coordenador do DRACO, delegado Charles Pessoa, o objetivo da ação é entender como a comunidade se encontra após uma operação deflagrada no mês de abril, que resultou na prisão de criminosos acusados de tráfico de drogas na capital. “Nossa missão aqui na Vila Mocambinho faz parte de um planejamento que elaboramos quando o DRACO foi instituído. Onde foram deflagradas operações nós vamos continuar com o processo de fiscalização, com o objetivo de reprimir as ações criminosas nesses locais. Além disso, queremos saber o que a sociedade está achando do trabalho da Polícia Civil”, explicou o delegado. Charles Pessoa ainda destacou que a paz e a tranquilidade estão sendo mantidas no local após o trabalho realizado pela polícia. “Não localizados nenhuma pichação que faça alusão às organizações criminosas, a comunidade está muito satisfeita com os resultados da operação. A mensagem que fica para o cidadão de bem é que o sistema de Segurança Pública do Estado do Piauí, com essa nova metodologia de gestão, irá trabalhar de forma incansável para levar segurança para a sociedade. Vamos combater essa prática criminosa com mãos firmes”, concluiu.
Homem não aceita término e tenta matar ex-namorada com garrafa de vidro em Cristalândia
Por volta das 03h10 da madrugada desta quinta-feira (11.05.23), uma mulher de 22 anos identificada pelas iniciais A.B.S. foi vítima de tentativa de feminicídio na cidade de Cristalândia, interior do Piauí. O ex-namorado, que agrediu a vítima com uma garrafa de vidro foi preso minutos depois. Segundo informações, o suspeito agrediu a jovem por não aceitar o término do relacionamento. O meliante feriu sua ex-companheiro nas costas e em outras regiões do corpo. Os policiais do 7° BPM foram acionados por populares que presenciaram a cena de agressão. Após ser agredida a vítima ficou desacordada no chão. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) prestou os primeiros socorros a vítima que precisou ser encaminhada ao hospital. O agressor foi preso em flagrante dentro de sua residência e levado para a delegacia da Polícia Civil de Corrente, onde serão tomadas as providências cabíveis.
Estudante de Direito é agredida pelo namorado e tem sobrancelha cortada em Teresina
A estudante de Direito, Victoria Aparecida Soares Batista, de 23 anos divulgou em seu perfil do Instagram a agressão que sofreu nessa quarta-feira (10.05.23), por parte do namorado, Matheus Vitor da Silva Alencar, dono de uma loja de veículos em Teresina. A jovem sofreu um corte no rosto enquanto era agredida. Nas publicações, Victoria deixa claro que apanhou de Matheus. Em uma das fotos a vítima aparece com um machucado na sobrancelha e o rosto ensanguentado. De acordo com informações, as agressões teriam começado a partir de uma briga que o casal teve em um estabelecimento da cidade. A vítima, que foi humilhada publicamente pelo namorado decidiu deixar o local, mas foi perseguida pelo agressor, que conseguiu entrar no condomínio onde a estudante mora com a mãe no bairro São João, zona Leste da capital. O homem conseguiu chegar até o andar onde a família mora e arrombou a porta do apartamento. No local, a vítima foi agredida de várias formas chegando a ter seu rosto cortado por Matheus. De acordo com as postagens de Victoria não é a primeira vez que a jovem é agredida. No momento das agressões, a estudante chegou a ligar para a polícia, mas nenhuma guarnição compareceu ao local. O relacionamento do casal dura sete meses. Em dois de abril deste ano, a vítima registrou um boletim de ocorrência por lesão corporal, data em que foi empurrada contra a parede e sufocada por Matheus. A estudante chegou a passar por exame de corpo de delito , Em mas até o momento nada foi feito. Após o episodio de ontem mais um B.O. foi registrado contra o empresário. A família pede a prisão do agressor e que a justiça seja feita. A família da jovem relatou que o namorado é muito possessivo e que queria mandar em Victoria. Além disso, a jovem era constantemente chamada de “vagabunda” pelo namorado. A mãe da vítima relatou que irá resolver o caso na justiça. Minha filha tá abalada, mas vamos resolver tudo na justiça”, disse.