Bandido de Barras rouba 12 motos e é preso no Maranhão
Homem natural de Barras é preso por receptação e formação de quadrilha após roubar 12 motocicletas no Maranhão. José Francisco, um indivíduo natural de Barras, foi detido pelas autoridades nesta quinta-feira sob acusações de receptação e formação de quadrilha. A prisão ocorreu após a descoberta de um esquema de roubo de motocicletas no estado vizinho, Maranhão. Segundo as investigações, José Francisco e sua quadrilha estavam envolvidos no roubo de pelo menos 12 motocicletas no Maranhão. As autoridades agiram rapidamente para desmantelar o grupo criminoso, resultando na prisão de José Francisco. Apesar da captura do principal suspeito, as autoridades continuam em busca de outros oito integrantes da quadrilha, que estão foragidos. Acredita-se que esses indivíduos também estejam envolvidos em atividades criminosas relacionadas ao roubo e venda ilegal de veículos. De acordo com informações preliminares, as motocicletas roubadas eram transportadas para o Piauí, onde eram vendidas no mercado negro. As autoridades estão intensificando os esforços para recuperar as motocicletas roubadas e identificar outros envolvidos no esquema criminoso. José Francisco foi encaminhado para a delegacia local, onde será interrogado e responderá pelos crimes de receptação e formação de quadrilha. As investigações continuam para desvendar toda a extensão das atividades criminosas da quadrilha e prender os demais envolvidos. Texto: Saulo Brandão.
Homem é preso em blitz da RONE com arma e munições
Nesta quarta-feira (10.05.23), um homem de iniciais J.S.S., foi detido em blitz realizada no bairro Santo Antônio, zona Sul de Teresina. O meliante estava conduzindo uma motocicleta Honda sem capacete, o que chamou a atenção dos policiais. Na abordagem, foi encontrada uma arma Cal.22 com 07 munições intactas na cintura. A blitz estava sendo realizada através da equipe de Choque 03 no comando do Major Audivam e em conjunto com as viaturas do BPRONE. O homem foi conduzido até a central de flagrantes para os devidos procedimentos legais.
Homem que matou jovem em Blumenau-SC após discussão por som alto é preso no Piauí
Nas primeiras horas desta quarta-feira (10.05.23), um homem ainda não identificado, de 37 anos, foi preso na cidade de Jacobina-PI acusado de matar jovem após discussão por som alto em Blumenau-SC. O homem teria efetuado disparos de arma de fogo calibre 9mm em um jovem de iniciais L. F. G., após discussão por som alto, no bairro Fortaleza, em Blumenau-SC. O criminoso é natural do Piauí e fugiu para o Povoado Cajueiro, zona rural de Patos do Piauí, sua terra natal. A equipe policial recebeu informações que o homem trocava de endereço constantemente nas localidades de Jacobina-PI e em Patos-PI para tentar driblar os órgãos policiais. A ação foi realizada pela Polícia Militar, em conjunto entre o Grupamento Policial Militar da cidade de Acauã e da Força Tática do 20º Batalhão de Paulistana. Depois de dias de apuração e campana, as equipes do GPM de Acauã e da FT do 20º BPM, deram cumprimento do mandado de prisão preventiva expedido em 14/03/2023 pela segunda Vara Criminal da Comarca de Blumenau. O crime aconteceu no dia 20 de novembro de 2022. Além de ser acusado de homicídio qualificado, também há a acusação de porte ilegal de arma de fogo de uso permitido. Na residência que estava foram capturados uma espingarda de pressão, uma máquina de choque, documentação de uma Pistola Taurus G3C 9mm em seu nome e o CRLV de um veículo modelo VW/Gol, em seu nome. O material foi apreendido e apresentado juntamente com o foragido na Delegacia Seccional de Polícia Civil de Paulistana/PI para a adoção dos procedimentos de praxe.
Secretaria de Segurança anuncia novo modelo com 31 áreas integradas no Piauí; entenda
Na manhã desta quarta-feira (10.05.23), em solenidade realizada no Palácio de Karnak, o Decreto de criação das Regiões Integradas de Segurança Pública – RISP, das Áreas Integradas de Segurança Pública – AISP e o Núcleo de Ciências Aplicadas à Segurança Pública – DataSSP foram assinadas. O projeto tem o objetivo de delimitar geograficamente as áreas em que as polícias Civil e Militar atuarão em conjunto, incluindo Delegacias Regionais, Distritos Policiais e Batalhões da Polícia Militar. No Piauí, as Áreas Integradas de Segurança serão compostas por 31 unidades territóriais onde, cada uma delas, terá um Batalhão da Polícia Militar, uma Delegacia Regional e um Conselho Territorial de Segurança Pública. Teresina contará com a divisão em 10 áreas que receberão o novo batalhão, são elas:-Centro;-Zona Leste I e II;-Zona Sudeste I e II;-Zona Sul I e II;-Batalhão Rural. O Secretário Estadual de Segurança Pública, Chico Lucas, explica como irá funcionar as ações na prática:“Percebemos a necessidade de aumentar os efetivos e, com isso, o governador já anunciou os concursos e nomeação de 1.100 no dia 23. Reestruturou criando novos batalhões, por exemplo, em Barras, que é uma das maiores cidades. Teresina foi dividida em 10 áreas que também contarão com batalhões que irão se organizar e trabalhar em conjunto com 1 delegado titular responsável, juntamente com o Conselho territorial em cada área formado pela comunidade. Os benefícios e gratificações estarão condicionadas à números que serão definidos em inquéritos relatados, prisões e abordagens feitas”.
Quadrilha que arrombou agência bancária em Altos-PI é detida pela PF e PMPI
Nesta quarta-feira (10), a Polícia Federal e a Polícia Militar foram acionadas na cidade de Altos-PI, na agência da Caixa Econômica Federal, onde quatro criminosos foram pegos em flagrante após arrombarem a agência. Outros dois meliantes conseguiram fugir e estão sendo procurados. As prisões foram realizadas por uma equipe do Batalhão de Operações Especiais – BOPE da Polícia Militar do Piauí, na cidade de Altos/PI. Durante a ação, foram apreendidos três veículos, celulares e apetrechos utilizados para praticar o arrombamento do local. Nenhum dinheiro foi subtraído da agência bancária. Os acusados foram encaminhados para ao sistema prisional estadual onde estarão à disposição da Justiça Federal.
PF prende 3 em operação contra falsificação de diplomas do CRM no Piauí
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (10.05.23) a Operação Revalida para prender quadrilha especializada em falsificar diplomas médicos para profissionais não habilitados exercerem a profissão sem qualificação. O grupo atuava em Teresina, no Piauí e em São Luís, no Maranhão. A operação cumpriu sete mandados judiciais expedidos pelo Juízo da 3ª Vara Federal de Teresina da Seção Judiciária do Piauí, sendo quatro de busca e apreensão e três de prisão temporária, nos municípios mencionados. Até o momento, as investigações identificaram nove registros expedidos pela organização criminosa. Número subdimensionado tendo em vista a movimentação financeira milionária entre os alvos, que cobravam entre R$300 mil e R$500 mil. Os investigados poderão responder pelos crimes de compor organização criminosa, falsificação de documento público, uso de documento falso e lavagem de bens e valores.
Stalker é preso em Teresina após perseguir jornalistas nas redes sociais
A Delegacia de Repressão e Combate aos Crimes de Informática, prendeu na manhã desta quarta-feira (10), um estudante identificado pelas iniciais E.C.R.da S., de 20 anos. O suspeito é acusado pelo crime de Stalker, na zona Norte de Teresina. De acordo com a polícia, o homem usava o nome de jornalistas conhecidos na cidade para se aproximar das vítimas e, a partir daí, começar o envio de mensagens de cunho ofensivo e sexual. As investigações iniciaram após a polícia receber várias denúncias de mulheres, dentre elas jornalistas e influencers, relatando perseguição através das redes sociais. O mandado de prisão foi cumprido na residência do acusado. No seu quarto, foi encontrado celular e notebook, que contém todo material probatório do crime. O estudante confessou o crime e será encaminhado para delegacia para os procedimentos formais.