"

Teresina - PI
junho 21, 2024 08:13

Siga-nos

Teresina - PI
junho 21, 2024 08:13

Resposta à sociedade: 11 presos em ocupação policial na Vila Mocambinho em Teresina

Entrevista coletiva na sede da SSP-PI
Entrevista coletiva na sede da SSP-PI

A ocupação integrada das forças policias que ocorreu nesta manhã de terça-feira (18.04.23) na Vila Mocambinho culminou na prisão de 11 bandidos e apreensão de drogas e veículos. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Piauí, dos 11, seis participaram diretamente do incêndio a 5 ônibus na noite de ontem (17) em Teresina e outros cinco foram presos em flagrante com ilícitos ou por força de mandados de prisão.

A operação rápida e efetiva da polícia vem em resposta às ações onde criminosos promoveram dois incêndios na zona Norte de Teresina, nos bairros Mocambinho e Nova Teresina. “Os incêndios legitimam a atuação cada vez mais forte das forças de segurança do Estado, especialmente no combate ao crime organizado. Ressaltamos que as operações serão intensificadas cada vez mais e os criminosos, um a um, serão penalizados conforme a lei”, ressalta o secretário de Segurança, Chico Lucas.

Durante a operação da manhã de hoje, foram presos:

M. de S.S., vulgo “Playboy”, acusado de ser o mandante do incêndio aos ônibus;

R.G. da C., acusado de participar do roubo de um veículo e do incêndio aos ônibus;

J.P.A, acusado de participar do incêndio aos ônibus;

V.V.R, acusado de participar do roubo de um veículo, tentativa de latrocínio e do incêndio aos ônibus;

E.R.O.R, vulgo “Colombiano”, acusado do roubo de um veículo, tentativa de latrocínio e do incêndio ao ônibus;

J.P. de S.A., vulgo “Bufado”, acusado de participar do incêndio;

P.V.B.G, vulgo “Cremozinho”, acusado de tráfico de drogas;

C.S. do N.; F. da S.R, que possuía mandado de prisão em aberto por porte ilegal de arma;

A.B. da S., acusado de tráfico de drogas;

e W. de S.B., vulgo “Padeco”.

MATERIAL APREENDIDO

O comandante-geral da Polícia Militar do Piauí, Scheiwann Lopes, destacou o trabalho das equipes das forças especializadas, como BEPI, RONE, BOPE e BOPAer, que em conjunto com a Polícia Civil estão realizando ações planejadas.

“As inteligências unificadas identificaram o problema, os alvos, foi montada a operação com solicitação do pedido de prisão, de busca e apreensão pela Polícia Civil e a Polícia Militar entrou com apoio operacional com as suas tropas, para justamente, localizar, identificar e prender esses indivíduos, ocupando os locais de forma pacificada. Iremos manter a pacificação dessas áreas através do policiamento preventivo ordinário, ou do policiamento especializado, que é o policiamento comunitário”, esclareceu o comandante.

Além disso, foram apreendidos um tambor de combustível, drogas, armas, munições, dois veículos, celulares, dinheiro em espécie e uma mochila com fogos de artifício, que podem ter sido usados na prática criminosa.

LINHA DO TEMPO

4 bandidos foram flagrados por câmeras de segurança praticando assaltos nas zona Norte e Leste na madrugada da últim segunda-feira (17). Em um dos vídeos, o bando rende clientes e funcionários de uma loja de conveniência na avenida Presidente Kennedy, perto do balão de acesso ao bairro Pedra Mole.

Na sequência, os criminosos são filmados tentando assaltar o tenente-coronel Lacerda, ex-comandante do 9º BPM. O policial troca tiro com os assaltantes, é baleado, levado ao hospital e teve de passar por procedimento cirúrgico na boca. Seu quadro de saúde é estável.

Já durante a tarde de ontem, durante diligências, os policiais militares do BEPI investigavam a tentativa de assalto quando tiveram de reagir a uma troca de tiros, que culminou na morte de dois homens identificados como José Nilton e Samuel. Os dois morreram a caminho do hospital.

Com a morte da dupla, criminosos incendiaram 5 ônibus, sendo um no bairro Mocambinho e os demais no Nova Teresina. Para a Secretaria de Segurança, esta foi uma reação dos bandidos ao trabalho que vem sendo realizado contra as facções criminosas.

Já nas primeiras horas de hoje, 200 policiais militares e civis de todas as especializadas adentraram as ruas da Vila Mocambinho e realizaram 11 prisões.

VEJA O VÍDEO ABAIXO:

Picture of Zilro Carvalho

Zilro Carvalho

Zilro Carvalho é um investigador aposentado, morador do bairro Areias, que hoje atua fazendo Comunicação Social no Portal RP50.

Roubados e Perdidos

[wpdreams_ajaxsearchlite]