"

Teresina - PI
abril 13, 2024 22:50

Siga-nos

Teresina - PI
abril 13, 2024 22:50

Promotor e juiz decidem por soltura de bandidos que atiraram em PMs no litoral

Troca de tiros entre bandidos e PMs no litoral
Troca de tiros entre bandidos e PMs no litoral

Após audiência de custódia realizada nesta terça-feira (14.02.23), os criminosos identificados pelas iniciais F.P. da R. e G.S. dos A. foram colocados em liberdade dois dias após desobedecerem ordem de parada e efetuarem disparos contra guarnições do 24º Batalhão de Polícia Militar de Atalaia, no município de Luís Correia, litoral do Piauí, fato que ocorreu no último domingo (12).

A decisão foi proferida pelo magistrado José Cláudio Diógenes Porto, da Vara Única da Comarca de Luís Correia, que também levou em conta o pedido do promotor de Justiça Galeno Aristóteles Coelho de Sá.

Segundo consta no auto de prisão em flagrante, “o Promotor de Justiça requereu quanto ao autuado Gutemberg a homologação da prisão em flagrante e concessão da liberdade provisória com aplicação de medidas cautelares diversas da prisão; em relação ao autuado Fernando, o Ministério Público requereu o relaxamento do flagrante, por não ter sido identificada hipótese flagrancial”.

Gutemberg, que se encontra hospitalizado, pois foi alvejado na barriga em razão da troca de tiro com os policiais, deverá cumprir medidas cautelares como comparecimento mensal ao juizado, não se ausentar da Comarca por mais de 15 dias e recolher-se a sua residência durante a noite, feriados e finais de semana. Já seu comparsa Fernando não deverá cumprir nenhuma medida.

Trecho da decisão do juiz
Trecho da decisão do juiz

Em imagens registradas pelo Batalhão Atalia é possível visualizar marcas dos disparos que atingiram a viatura, no retrovisor e na dianteira do veículo.

OCORRÊNCIA

No domingo, os PMs do Batalhão Atalaia faziam rondas em apoio à Polícia Militar do Ceará em função de um assalto na localidade de Adrianopoles, que pertence ao município de Granja (CE). Segundo informes, oito homens fortemente armados roubaram uma pick up fiat strada e levaram uma certa quantia em dinheiro de um estabelecimento.

Com isso, as equipes se deslocaram para a divisa dos dois Estados com objetivo de prender os suspeitos, Já na estrada próximo a localidade Carneiro, zona rural de Luís Correia, quando visualizaram dois suspeitos em uma motocicleta, foi dado voz de parada, não sendo obedecida pelo condutor, iniciando o acompanhamento tático. Os PMs perceberam que o garupa portava uma arma de fogo.

O condutor da moto perdeu o controle e caiu. Foi quando passageiro efetuou vários disparos contra os policiais, dois tiros atingiram a viatura, um no retrovisor e o outro no para-choque dianteiro. Nenhum PM foi atingido. O Agressor conseguiu empreender fuga pela mata, levando a bolsa e a arma, mas o condutor da motocicleta foi preso e conduzido a Central de Flagrante em Parnaíba.* Durante apresentação do preso na Central em Parnaíba, os Policiais foram informados que o outro suspeito havia sido preso pela Polícia Militar do Ceará, na localidade melancia que fica no limite com Carneiro – PI.

AUDIÊNCIA DE CUSTÓDIA

O Piauí registrou em 2.022 a realização de 4.281 audiências de custódia, destas somente 729 acusados saíram presos. Ou seja, a Justiça tem mais designado liberdade do que optado por prisões de suspeitos. Um caso que tomou conta do noticiário local é o de Francisco Emanoel dos Santos Gomes, de 22 anos,, mais conhecido como Biel, principal acusado de ter matado a estudante de Medicina Flávia Wanzeler, na tarde do último domingo na zona Leste de Teresina, em uma tentativa de latrocínio.

Biel e Flávia Wanzeler, suspeito e vítima
Biel e Flávia Wanzeler, suspeito e vítima

Ele tem condenação por roubo e diversas passagens pelo sistema prisional, porém havia sido colocado em liberdade ainda ano passado, de acordo com o delegado geral Luccy Keiko, quando voltou a praticar delitos como o que culminou na morte da jovem Flávia, que poderia ter sido evitado caso estivesse preso.

Por Valciãn Calixto

Grupo Vip

Apoie a equipe RP50 de Jornalismo e ajude este site independente a se manter no ar divulgando a Notícia com Segurança e em 1º mão. Você ajuda com apenas R$ 15 mensal. Assim, você será adicionado em um grupo VIP no WhatsApp com a equipe de jornalistas do portal e receberá informações, fotos e vídeos antes de todo mundo, além de conteúdo que nem sempre é publicado nas redes sociais ou no portal. Mande agora mesmo uma mensagem para 86 9 9556-5907 e participe. Você ainda vai poder acompanhar os bastidores das reportagens e interagir com pessoas de todo o Piauí.

Portal RP50

Portal RP50

Roubados e Perdidos

[wpdreams_ajaxsearchlite]