O motorista e o coletor de um caminhão de lixo foram acusados formalmente pela Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), sob investigação por atropelar e causar a morte de um cachorro em 15 de junho deste ano, no bairro Novo Horizonte, zona Sudeste de Teresina. Após a conclusão do inquérito, os dois funcionários foram indiciados por maus-tratos.
Registros de câmeras de segurança capturaram o momento em que o animal foi atropelado por um caminhão de coleta de lixo. Mesmo ao testemunhar o sofrimento do animal, um dos coletores pegou o animal e o jogou na caçamba do veículo.
Após o incidente, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh) solicitou a abertura de um inquérito policial para investigar a ação. Os funcionários foram afastados de suas funções por ordem da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam).
Durante depoimento, o coletor afirmou que acreditava ser impossível salvar o animal, o que o levou a jogá-lo na caçamba. Ele também afirmou que não tinha conhecimento de que estava cometendo um crime. O motorista, por sua vez, alegou que não percebeu quando atropelou o cachorro.
Conforme as investigações, o animal provavelmente foi morto quando o compactador da caçamba de lixo foi ativado. Um laudo pericial foi solicitado e será encaminhado à Justiça.
A pena para o crime de maus-tratos pode resultar em até 5 anos de prisão.
© Copyright 2023 - PR 50 - Todos os direitos reservados.
É proibido a reprodução total ou parcial do conteudo deste site.