"

Teresina - PI
abril 19, 2024 12:45

Siga-nos

Teresina - PI
abril 19, 2024 12:45

Políticos reafirmam importância da Batalha do Jenipapo para Independência do Brasil

Ministro Wellington Dias
Ministro Wellington Dias

O Portal RP50 conversou nesta segunda-feira (13.03.23), com alguns políticos presentes na comemoração dos 200 anos da Batalha do Jenipapo, no município de Campo Maior, localizado na região Norte do Piauí, que reafirmaram a importância desta passagem na história do Brasil para a emancipação política do país. Entre eles, o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, o governador do Estado, Rafael Fonteles e o deputado estadual Gil Carlos.

“A gente vendo hoje aqui nesse momento tantas autoridades do Brasil, eu digo que tem destaques vários. São 200 anos da Independência, que não foi no 7 de Setembro como a gente aprendeu nos livros, poder aqui rememorar que não foi só Dom Pedro levantar a espada para termos a independência e resolver tudo. Não, em várias regiões do Brasil e também no Piauí, heróis e heroínas encararam os portugueses que queriam essa região do Piauí em direção ao Ceará e região Norte. Cerca de 60% do território brasileiro pertenceria aos portugueses, mas foi graças ao enfrentamento feito aqui no Jenipapo, onde perdemos várias vidas e depois com a prisão de Fidié em Caxias a gente consolida esse continente chamado Brasil”, comentou.

Governador Rafael Fonteles

Já o governador Rafael Fonteles ressaltou a bravura dos piauienses. “Esta celebração é necessária para que as pessoas entendam a importância do que aconteceu aqui há 200 anos, onde homens e mulheres valentes, lutando por liberdade, garantiram a liberdade do Piauí e do Brasil”, disse.

O parlamentar Gil Carlos observou a presença especial de alunos, população e autoridades das Forças Armadas reconhecendo a Batalha do Jenipapo.

“Esse evento é muito importante, a cadaa dia 13 de março se comemora aqui no Monumento Batalha do Jenipapo, esse marco histórico que ocorreu às margens do rio Jenipapo em 1823 e que consolidou o movimento da Independência do Brasil. Este ano é especial porque são dois séculos do fato ocorrido, temos uma grande solenidade com a presença do nosso governador Rafael, do ministro Wellington Dias, de quatro generais das Forças Armadas Brasileiras e muitas autoridades do povo e em destaque a presença de várias escolas estaduais e municipais com seus estudantes que vieram aqui reconhecer esse marco histórico. É mportante que essa tradição se mantenha para que os piauienses e brasileiros se identifiquem e se reconheçam neste marco”, concluiu.

VEJA O VÍDEO ABAIXO:

Por Zilro Carvalho e Carlos Romão

Notícias relacionadas:

Batalha do Jenipapo 2023: O Último Grito de Independência

“Quando essa pátria pediu liberdade, o 1º que lutou foi o Piauí”, diz governador

Portal RP50

Portal RP50

Roubados e Perdidos

[wpdreams_ajaxsearchlite]