"

Teresina - PI
maio 17, 2024 20:43

Siga-nos

Teresina - PI
maio 17, 2024 20:43

PMT leva música erudita às comunidades e zona rural de Teresina

O som da viola, unido ao do violoncelo, contrabaixo, fagote, flauta e demais instrumentos da Orquestra Sinfônica de Teresina têm sido os responsáveis por encantarem e aproximarem centenas de crianças das comunidades e zona Rural da música erudita que, apesar dos avanços, ainda é conhecido por ser um estilo musical muito elitista. Ao longo dos anos, por meio do Projeto Orquestra nas Escolas, a Orquestra Sinfônica de Teresina tem buscado levar o som de qualidade para os estudantes matriculados na rede de ensino infantil da Prefeitura Municipal de Teresina.

Por onde passa, a orquestra tem chamado a atenção das crianças, a exemplo das matriculadas na Escola Municipal Conselheiro Saraiva, na comunidade rural Boa Hora, localizada a 26 km do Centro da cidade, e que, na tarde da quarta-feira (26), recebeu uma apresentação temática em homenagem ao mês das crianças. A apresentação contou com a presença do Secretário Municipal de Educação, Nouga Cardoso e do presidente da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, Ênio Portela, ocupantes das pastas públicas responsáveis pela manutenção deste e de outros projetos que unem a educação e a cultura na capital piauiense.

Para Ênio Portela, essa parceria entre as pastas da gestão municipal tem sido muito útil na expansão das atividades culturais isso, unido aos esforços do prefeito Dr. Pessoa, que tem buscado manter um bom diálogo com a classe artística local. Ele relembra que a cidade tem respirado cultura com projetos de descentralização das atividades culturais, a exemplo do Orquestra nas Escolas e outros desenvolvidos pela Orquestra Sinfônica de Teresina em várias regiões da cidade.

“Sinto-me honrado em poder fazer parte de uma equipe que se une em torno da valorização da cultura, sabemos que temos muito a fazer, pois a cultura nunca para, porém, estamos cientes de que trilhamos pelo caminho certo, pois é gratificante ver que, independente da classe social, os moradores de Teresina estão tendo acesso aos instrumentos de cultura”, comenta Ênio Portela, enfatizando ainda que, a exemplo deste ano, contratos culturais receberam reajustes e a pasta da cultura e o prefeito Dr. Pessoa pretendem fazer novos investimentos no setor cultural.

José Israel da Costa Filho é diretor da Escola Municipal Conselheiro Saraiva. Ele fala que a apresentação realizada na instituição de ensino foi de extrema importância para a comunidade estudantil, pois serviu para despertar o interesse dos alunos pela cultura. O diretor também enfatizou que a apresentação fortaleceu o processo de aprendizagem dos alunos, além de trabalhar a inclusão social, uma vez que, segundo ele, não é comum o contato dos moradores da comunidade com a música erudita.

“Esse contato direto dos alunos com a Orquestra Sinfônica de Teresina tem uma grande importância para o enriquecimento cultural dos nossos alunos, pois eles passaram a conhecer de perto uma nova forma de cultura, cultura bem incomum aqui na região onde a escola está instalada. Também acreditamos com a cultura podemos evitar que as crianças busquem conhecer o mundo da criminalidade, por isso ficamos felizes com essa parceria”, disse José Israel.

A Orquestra Sinfônica de Teresina é um projeto mantido pela Prefeitura Municipal de Teresina, por meio das ações da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves. As apresentações e demais projetos da Orquestra Sinfônica de Teresina, bem como as ações da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves podem ser consultadas no site cultura.pmt.pi.gov.br.

Picture of Portal RP50

Portal RP50

Roubados e Perdidos

[wpdreams_ajaxsearchlite]