"

Teresina - PI
abril 15, 2024 19:59

Siga-nos

Teresina - PI
abril 15, 2024 19:59

PM monta base na Vila Mocambinho e SSP fará edital para artistas cobrirem pichações de facções

Reprimindo a criminalidade sem perder de vista a prevenção, o secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, informou que a pasta prepara um edital para que artistas visuais possam cobrir muros e paredes que tenham sido pichados com siglas e símbolos de facções criminosas na Vila Mocambinho, zona Norte de Teresina, com pinturas e grafites.

No local, uma operação integrada das polícias resultou em 11 presos, veículos e armas apreendidas. Lá também a Polícia Militar instalou uma base de comando para garantir mais segurança ainda aos moradores.

VEJA O VÍDEO ABAIXO:

A informação sobre o edital foi anunciada no Twitter, onde o gestor respondeu a uma postagem da jornalista Cinthia Lages. “Estamos preparando um edital para contratação de artistas que possam, com a anuência dos proprietários, utilizar as paredes para murais e grafites. A cidade é dos cidadãos e deve ser um lugar de convivência,” disse o secretário.

VEJA O TUÍTE ABAIXO:

A proposta surge em resposta aos ataques cometidos por faccionados, na última segunda-feira (17.04), data marcada pela queima de diversos ônibus do transporte público da capital, na Vila Mocambinho e Nova Teresina.

REMOÇÃO

A remoção das pichações feitas por supostos faccionados na região iniciou ontem (18), ocasião em que foram localizados cerca de 30 pontos, que tiveram as gravuras com apologia ao crime apagadas de muros, postes e paredes de residências.

“A Polícia Militar levantou a bandeira do estado e nós apagamos todas essas pichações, eliminando, assim, total lembrança desses grupos criminosos. Estamos no nosso posto de comando nos fazendo presentes diuturnamente, proporcionando sensação de segurança para a população local”, destaca o major Tales.

POSTO DE COMANDO

Em operação conjunta com todas as polícias foi possível identificar e localizar os responsáveis pelos ataques aos ônibus e contornar a situação de caos instalada pelos criminosos. Para isso, a PM montou acampamento na Vila Mocambinho para devolver a segurança e tranquilidade aos moradores região. Segundo o major Tales, comandante do 9° Batalhão, a presença dos policiais será diuturna, com mais viaturas e homens disponibilizados com o foco no bairro.

O posto de comando é uma consequência natural após as ações policiais aqui na Vila Mocambinho. Nós ocupamos um lugar e demostramos para a sociedade, que recebeu um ataque brutal, que quem manda não são as facções, quem manda é o estado com suas duas polícias estaduais protegendo nosso maior patrimônio, que é a sociedade piauiense. Estamos operando com três viaturas, sendo uma do 9° BPM e duas especializadas, num total de 12 homens em sistema de revezamento 24 por 24″, detalha.

Em entrevista ao RP50, o delegado da Polícia Civil, Anchieta Nery, mandou um recado aos faccionados: “aqueles que fugiram da cidade ainda na noite de ontem, estão me ouvindo agora, já os identificamos, é questão de tempo alcançarmos vocês”.

O delegado destacou ainda importância da remoção dos criminosos daquela região. “Vamos tirar os faccionados desse local, precisamos devolver esse território ao cidadão que mora lá, então a polícia militar vai permanecer no local, também estamos com apoio da prefeitura para apagar as pichações [das facções] e vamos acompanhar qualquer faccionado que queira retornar praquela região”, garantiu o delegado.

Débora Machado

Débora Machado

Professora e Repórter

Roubados e Perdidos

[wpdreams_ajaxsearchlite]