"

Teresina - PI
fevereiro 23, 2024 21:32

Siga-nos

Teresina - PI
fevereiro 23, 2024 21:32

No Piauí, 540 mil famílias cadastradas na Tarifa Social tem desconto de até 65% na conta de luz

Prêmio Boas Práticas da Tarifa Social | Foto: RP50

No Piauí, 540 mil famílias de baixa renda ganham desconto de até 65% em suas faturas mensais de energia elétrica. Isso coloca a Equatorial como líder do ranking nacional pelo segundo ano consecutivo com a maior adesão proporcional do país. Nos 224 municípios piauienses, as famílias foram contempladas com o benefício porque se cadastraram na Tarifa Social por meio de ação conjunta envolvendo a Distribuidora, o Governo do Estado, através da Secretaria da Assistência Social (SASC) e as prefeituras municipais.

Ao ganhar o desconto no talão, a família economiza dinheiro e o valor pode ser investido em alimentação, saúde, educação, entre outras necessidades básicas do dia a dia. Além disso, essa economia fortalece os próprios municípios onde o dinheiro vai circular. “Isso representa para cada cidadão que pôde aderir à Tarifa Social ter até 65% de economia na sua conta de energia, usando esse recurso economizado para o alimento, medicamentos ou outros bens de consumo e com essa economia, injetamos R$ 180 milhões no Estado do Piauí, gerando desenvolvimento para cada um de seus municípios”, explicou Lener Jayme, presidente da Equatorial Piauí.

Os dados citados acima são da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e foram divulgados durante o Prêmio Boas Práticas da Tarifa Social, realizado na manhã desta terça-feira (17.05.22), no Teatro 4 de Setembro, Centro de Teresina. Na oportunidade, a Equatorial reconheceu os esforços empreendidos pelos municípios que fizeram a busca ativa pelas famílias em situação vulnerável para cadastrá-las ou atualizar seus dados e assim acessarem a plataforma.

Teresina, Parnaíba, Barras, Picos, Oeiras, Floriano, União, Campo Maior, Piripiri e Valença são as cidades com mais piauienses cadastrados na Tarefa Social, ou seja, são as cidades onde as famílias mais economizam ao pagar a conta de energia elétrica.

CADASTRO

A equipe RP50 de Jornalismo também conversou com o gerente de Relacionamento da Equatorial Piauí, Joaquim Milhomem, que informou o passo para o cadastro na Tarifa Social. “Temos dois passos, para aquelas pessoas que não tem o NIS cadastrado ou que estão com o NIS desatualizado, o primeiro é procurar os CRAS nos municípios, então depois disso procurar a Equatorial por meio de seus canais, seja o atendimento, seja o 0800 ou a nossa assistente virtual e inserir a sua unidade consumidora na base da Distribuidora, a partir daí, estando tudo correto, provavelmente o desconto já vem na conta de energia do próximo mês”, disse.

CULTURA

O evento contou ainda com apresentações culturais da Orquestra Sanfônica do Piauí e da quadrilha Luar do Sertão. Com olhar voltado para o segmento social e cultural, atualmente a Equatorial patrocina 200 através do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (SIEC).

Portal RP50

Portal RP50

Roubados e Perdidos

[wpdreams_ajaxsearchlite]