"

Teresina - PI
maio 28, 2024 16:36

Siga-nos

Teresina - PI
maio 28, 2024 16:36

Mantido o porte de arma da GCM após acordo entre PMT e Polícia Federal

Está mantido o porte de arma de fogo para uso dos agentes da Guarda Civil Municipal de Teresina. A continuidade do porte foi decidida após reunião nesta quinta-feira (27.10.22), entre o prefeito da capital, Dr Pessoa, e o superintendente da Polícia Federal do Piauí, José Antônio Simões. O encontro ocorreu na sede da PF-Piauí, localizada no bairro Recanto das Palmeiras, zona Leste de Teresina.

O objetivo do encontro foi renovar um plano de trabalho, com a assinatura de Acordo de Cooperação Técnica – ACT, que concede autorização de porte de arma de fogo para os integrantes da Guarda Civil Municipal de Teresina, com prazo de validade de 10 anos, juntamente a Polícia Federal.

A celebração da parceria garantirá melhores condições de trabalho para os agentes da Guarda Civil Municipal de Teresina. De acordo com o prefeito Dr. Pessoa, a administração municipal buscar alcançar a sua principal finalidade, que é a preservação do patrimônio público e a garantia da segurança de seus cidadãos.

“Essa autorização já existia e agora é só dar continuidade. De modo geral, os poderes são independentes, mas devem andar em harmonia. O nosso objetivo aqui é cumprimentar e agradecer essa excelente parceria com a Polícia Federal. Além disso, queremos buscar qualificação, por meio desta instituição para os nossos guardas. Nosso intuito é justamente garantir a segurança pública para os nossos cidadãos”, declarou o prefeito.

Para o superintendente da Polícia Federal no Piauí, José Antônio Simões, o documento assinado (instrumento técnico) libera a concessão de porte funcional de arma de fogo aos guardas municipais, viabilizando os trâmites legais. Além disso, leva-se em consideração as convergências de esforços e os interesses recíprocos dos órgãos de segurança pública que participam do acordo, objetivando a obtenção dos resultados esperados a prestação de um serviço público eficiente e de qualidade.

“Essa é uma iniciativa muito proveitosa, por parte da Prefeitura, de organizar e formalizar a Guarda Municipal, que a gente encara como uma parceira na atividade de segurança pública. Ela desempenha um papel muito importante que é o de zelar pelo patrimônio municipal e pela tranquilidade com um trabalho feito em praças, escolas e demais localidades. Isso traz uma sensação de segurança para a população, além de auxílio no combate ao crime”, ressaltou José Antônio Simões.

Picture of Portal RP50

Portal RP50

Roubados e Perdidos

[wpdreams_ajaxsearchlite]