"

Teresina - PI
junho 19, 2024 08:35

Siga-nos

Teresina - PI
junho 19, 2024 08:35

Escolas de Teresina devem ter botão do pânico e câmeras de segurança

Após serem registrados diversos ataques e ameaças contra escolas em vários estados do Brasil, a Prefeitura de Teresina vai reforçar a segurança nas instituições de ensino. Serão instalados: sistema de videomonitoramento e botões do pânico em todas as unidades de ensino da rede municipal.

A ação preventiva foi organizada em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação (Semec), Secretaria Municipal de Governo (Semgov) e Guarda Civil Municipal. Sendo definida na manhã dessa quarta-feira (12.04.23), ocasião em que o prefeito Dr. Pessoa assinou a autorização da contratação da empresa responsável pela instalação dos equipamentos de segurança.

A implantação do sistema de segurança se dá em cumprimento a Lei Municipal Nº 5.823/22, sancionada pelo prefeito Dr. Pessoa, em novembro de 2022, que obriga todas as creches e escolas da rede municipal de ensino a instalarem câmeras de segurança em suas dependências e em seus entornos.

Com a iniciativa, o Município deve investir mais de R$ 20 milhões para implantação das câmeras e dos botões do pânico nas 321 escolas vinculadas à Semec, tanto as da zona urbana, quanto as da zona rural. A ação vai reforçar a segurança nas unidades de ensino, no momento em que o país vem registrando ataques e ameaças a escolas em diversos estados.

“Com a instalação de câmeras e botões do pânico em todas as escolas, pretendemos garantir mais segurança aos alunos, professores e funcionários dessas unidades e Teresina sai a frente, enquanto outras capitais ainda estão buscando soluções. Isso se chama planejamento”, declarou o prefeito Dr. Pessoa.

Segundo o secretário Municipal de Educação, Nouga Cardoso, o monitoramento por câmeras será feito 24 horas, através de duas centrais, instaladas na sede da Guarda Civil Municipal (GCM) e no Centro de Controle Operacional de Teresina (CCO), situado na sede da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans).

“O prefeito Dr. Pessoa, nessa missão de desenvolver boas políticas educacionais, determinou, ainda no ano passado, que estudássemos formas de melhorar a segurança nas escolas. O estudo determinado pelo prefeito foi realizado e hoje, temos a satisfação de receber dele a autorização da contratação de uma empresa que instalará esse sistema. O videomonitoramento terá reconhecimento facial e botão de pânico, vários botões de pânico instalados em todas as escolas, que, em caso de necessidade, dispararão um alarme na Guarda Municipal e também no CCO, que vai monitorar toda a cidade de Teresina interligado também com a Polícia Militar”, afirmou Nouga Cardoso.

O secretário Municipal de Governo, Michel Saldanha, ressaltou que essa iniciativa da prefeitura vai trazer mais segurança não só aos professores e alunos, mas também para as famílias, pais, mães e responsáveis, que agora poderão deixar suas crianças nas escolas com mais tranquilidade, considerando a onda de insegurança que vem assolando o país.

“Hoje o prefeito está autorizando a contratação da empresa para efetivação do videomonitoramento em todas as escolas do município de Teresina, tanto da rede urbana, quanto da rede municipal, na perspectiva de que possamos viabilizar um ambiente mais seguro aos professores, alunos e as famílias que deixam seus filhos nas escolas, para que saiam de lá com a tranquilidade de que eles estarão seguros”, ressaltou Michel Saldanha.

Picture of Portal RP50

Portal RP50

Roubados e Perdidos

[wpdreams_ajaxsearchlite]