"

Teresina - PI
abril 15, 2024 18:19

Siga-nos

Teresina - PI
abril 15, 2024 18:19

Delegado ressalta importância da Imprensa e fala sobre Lei de Abuso de Autoridade

Delegado Anchieta Nery
Delegado Anchieta Nery

Indicamos aos nossos Seguidores e Leitoras RP50 que vejam a participação do delegado Anchieta Nery no Ielcast, podcast feito pelo apresentador Ieldyson Vasconcelos e disponível no YouTube.

No bate-papo, Nery, atual diretor de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Piauí, aborda diversos temas, desde valores sociais, família, segurança, gestão, seu ingresso nos quadros da Polícia Civil e muito mais.

Destacamos em especial os momentos que o delegado ressalta, reconhece e deixa evidente a importância do papel da Imprensa como um todo e na divulgação de crimes, na cobertura policial e até na prisão de suspeitos.

Anchieta relembra 2 casos em que a veiculação de matérias jornalísticas foram essenciais para a captura de procurados da Polícia.

Um caso ocorreu em Campo Maior há alguns anos, onde um band1do havia tentado m#tar a ex-companheira, mas acabou tirando a vida da amiga da mulher. O homem passou tempos foragido, até que uma matéria local, veiculada em rede nacional, desvendou o paradeiro do crimin0so e assim ele foi pr3so.

O segundo caso foi o do band1do que estupr#u a própria irmã e a prima, menores de idade no Piauí, fugiu do Brasil e só foi preso na Argentina porque um morador daquele país viu notícias na internet sobre o caso e informou às autoridades que o ex-estudante de Medicina, condenado pela Justiça, era procurado.

Em recado aos colegas de PC-PI e à própria Imprensa, Nery comenta os limites da Lei de Abuso de Autoridade.

“A Lei de Abuso de Autoridade de 2019, ela impede a execração pública de qualquer investigado, mas existe em alguns casos interesse público na divulgação da imagem e nome de quem comete crimes em série. Então não é proibido a polícia levar informações a público que são de interesse público”, explicou.

VEJA ABAIXO TRECHO DO PODCAST:

Zilro Carvalho

Zilro Carvalho

Zilro Carvalho é um investigador aposentado, morador do bairro Areias, que hoje atua fazendo Comunicação Social no Portal RP50.

Roubados e Perdidos

[wpdreams_ajaxsearchlite]