Nilton César Silva Aguiar morreu por volta das 11h20 desta segunda-feira (20.06.22), baleado durante troca de tiros com o segurança de um banco localizado no município de São Mateus do Maranhão, distante cerca de 241 quilômetros de Teresina, capital onde em 2015 matou um policial militar do Piauí.
A equipe RP50 de Jornalismo teve acesso a imagens do circuito de vigilância da instituição financeira. O vídeo mostra Nilton chegando ao local com uma barra na perna e muletas, simulando ter sofrido acidente de trânsito. Contudo, a barra na perna foi utilizada para esconder uma arma de fogo.
O criminoso entra no banco, vai ao guichê de atendimento, onde permanece sentado cerca de dois minutos. Em dado momento, ele se levanta, puxa a arma e corre em direção ao segurança. O vigilante que já observava o falso cliente, rapidamente saca de sua arma e revida a injusta agressão, alvejando Nilton no pescoço.
Mesmo baleado, o bandido ainda tenta atirar contra o trabalhador, mas sua arma bate “catolé”, ou seja, falha. Perdendo muito sangue em pouco tempo, Nilton cai e morre na porta giratória que dá acesso ao banco. Outros dois comparsas teriam participado da ação criminosa dando cobertura, entretanto conseguiram fugir e estão sendo procurados pela Polícia Militar da região.
O agente também recebeu um disparo no braço e foi encaminhado a um hospital da cidade. Seu estado de saúde não apresenta riscos.
MATOU PM-PI
Em 2015, Nilton matou o PM Erisvan Mesquita Silva, quando este transportava quantia em dinheiro de um posto de combustível. Em 2.017, Nilton foi condenado a 24 anos de prisão em regime fechado. Ele, no entanto, havia fugido do sistema penitenciário em 2.021 e vinha praticando ilícitos desde então até hoje.