O atual comandante geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Scheiwann Lopes, vai permanecer à frente da pasta na nova gestão estadual a partir de 2.023. A confirmação foi anunciada pelo advogado Chico Lucas, próximo secretário Estadual de Segurança Pública, já anunciado pelo governador eleito, Rafael Fonteles (PT).
Chico Lucas confirmou o nome do coronel por volta das 13h desta terça-feira (22.11.22, em seu perfil no Twitter. “Para o estabelecimento de uma Política Estadual de Segurança Pública, resolvemos, com a anuência do Governador Eleito Rafael Fonteles, contar com a valorosa contribuição do Coronel PM Scheiwann Lopes no Comando Geral da Polícia Militar do Piauí”, publicou.
O coronel Scheiwann assumiu o comando da PM-PI em abril de 2.022, quando a governadora Regina Sousa foi alçada ao cargo com a renúncia de Wellington Dias, que deixou o Palácio de Karnak para disputar uma vaga no Senado Federal, conseguindo eleger-se em outubro.
CONCURSADOS
Scheiwann oxigenou a agenda PM-PI aumentando a presença da briosa nas redes sociais com divugação de ações, solenidades e resultado do trabalho ostensivo militar em todo o Estado. Sua imagem tem sido presente também nos noticiários junto à Imprensa local, principalmente nos casos de vultosa repercussão e ainda na valorização e defesa dos policiais. Somente na última semana, por exemplo, o Comando Geral convocou e iniciou o treinamento de 1.086 alunos matriculados no concurso da PM-PI 2022.
CICLOPATRULHAMENTO
É da gestão de Lopes o projeto de ciclopatrulhamento, que já colocou mais de 40 PMs nas ruas com o policiamento que utiliza bicicletas. Inicialmente os locais de atuação são praças, parques, Centro Comercial de Teresina e avenidas Raul Lopes e Marechal Castelo Branco, visando maior aproximação da população com a polícia, cujo atendimento é focado na filosofia de polícia comunitária.
Por Valciãn Calixto