A Capitania dos Portos juntamente com a PM/PI apreendeu uma embarcação com 98 caixas de cigarros contrabandeados na divisa entre Piauí e Ceará, na tarde desse domingo (21.05.23). A carga está avaliada em R$ 2,5 milhões. Oito pessoas foram detidas.
Populares vendo a embarcação acionaram a polícia militar, que foi ao local e encontrou a carga contrabandeada. Em seguida, a marinha foi acionada. Ainda não há informações sobre a origem do barco, apenas que havia dentro dele uma bandeira do Suriname, mas somente investigação poderá afirmar a origem da embarcação.
No momento da apreensão não havia tripulantes, mas oito pessoas foram detidas por furtar a mercadoria do local. Elas foram levadas até a central de flagrantes de Parnaíba para prestar depoimento acerca dos fatos.
Essa é a segunda apreensão de mercadorias contrabandeadas no mês de maio, com ações combinadas entre a CPPI e órgãos policiais, resultando em grande quantidade de produtos ilegais recolhidos.
De acordo com a polícia, essa é a quarta embarcação apreendida nos últimos três anos com os mesmos padrões.
A ação conjunta reforça a parceria entre a Marinha do Brasil e as polícias. “A operação amplia a cooperação entre os órgãos federais e estaduais, a fim de contribuir para o fortalecimento da prevenção, controle, fiscalização e repressão dos delitos com o uso de embarcações”, afirmou o Capitão de Fragata José Eduardo da Silva, Capitão dos Portos do Piauí.
A carga será destinada à Polícia Federal, que investigará o caso.