Caso UFPI: Thiago Mayson, de Mestrando a Suspeito
Thiago Mayson da Silva Barbosa, 28 anos. Ele é mestrando em Matemática pela Universidade Federal do Piauí. E é o principal suspeito pela morte de Janaína da Silva Bezerra, de 21 anos, que ocorreu no sábado (28.01.23). Ela cursava o 5° período de Jornalismo na mesma instituição. O delegado de Polícia Civil plantonista da Central de Flagrantes e de Gênero, Antônio Nilton Alves de Moura, representou pela prisão preventiva de Thiago após necrópsia apontar que Janaína foi estuprada e teve o pescoço quebrado, além de apresentar outros sinais de violência. Além dos exames, a PC-PI também procedeu com entrevistas e depoimentos para embasar o pedido. Thiago foi detido logo após constatação do óbito de Janaína, ainda no sábado. Neste domingo (29), o Tribunal de Justiça do Piauí decretou sua prisão preventiva. A decisão foi assinada por Haydee Lima de Castelo Branco, juíza da Vara Núcleo de Plantão do TJ-PI. Com isso, ele passa a ser investigado pelos crimes de Feminicídio e Estupro. O Portal RP50 teve acesso ao depoimento que o suspeito prestou à PC-PI. Thiago disse ao delegado que encontrou Janaína na festa que acontecia no DCE da UFPI por volta das 2h de sábado e começaram a conversar. Em seguida foram para um corredor, onde tiveram as primeiras carícias.Na sequência foram para uma sala, onde ocorreram duas relações sexuais. A jovem teria desmaiado nas duas. Ela teria dito que não havia comido durante o dia e pediu açúcar. Após a segunda, ele relatou ter notado mancha de sangue na vítima e que o corpo de Janaína estava frio.Na segunda relação, de acordo com Thiago, Janaína teria caído com a cabeça no chão. Um amigo de nome José Vitor mandou mensagem já por volta das 6h. Thiago pediu que ele fosse até a sala onde estava com a jovem. Vitor teria aconselhado levar a moça ao hospital. Quando os dois deixam a sala são vistos por um segurança, que os aborda. Thiago carregava Janaína nos braços. Isso já por volta de 9h30. O segurança nota Janaína com marcas no rosto e mancha de sangue, então aciona outro agente e encaminham a moça até o Hospital da Primavera, onde é constatado o óbito da vítima e Thiago é detido pela Polícia Militar. Janaína foi sepultada no final da tarde deste domingo, no cemitério do bairro Santa Maria da Codipi, na extrema zona Norte de Teresina. O caso tem levantado importantes discussões na rede, entre outros temas, sobre machismo, violência contra a mulher, segurança na UFPI e a própria apuração da Imprensa. O caso foi destaque no Fantástico, revista eletrônica dominical da TV Globo, além de repercutir nacionalmente também em site como UOL Notícias e Correio 24 Horas. Por Valciãn Calixto
Bombeiros são acionados para resgatar corpo no rio Poti em Teresina
O corpo de um homem, sem identificação até o momento, foi encontrado por populares por volta das 8h deste domingo (29.01.23) nas águas do Rio Poti, altura da Ponte Wall Ferraz, em Teresina. A equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada e o Portal RP50 acompanhou o resgate de perto até cerca de 11h. O cadáver estava em avançado estado de decomposição, duro e inchado. O motivo da morte, se afogamento ou morte violenta, ainda não é conhecido e somente a investigação da Polícia Civil vai afirmar. O corpo pode ter sido arrastado de um ponto até o local onde foi achado, uma vez que o homem estava preso a galhos de plantas da margem do rio. A remoção contou a ajuda de um policial da Força Estadual Integrada de Segurança Pública do Piauí (FEISP). O cadáver foi levado para a sede do Instituto Médico Legal (IML). Durante a remoção nenhum familiar foi visto às margens do rio. VEJA O VÍDEO ABAIXO: Ver esta publicação no Instagram Uma publicação partilhada por RP50 (@portalrp50) Por Valciãn Calixto Grupo Vip Apoie a equipe RP50 de Jornalismo e ajude este site independente a se manter no ar divulgando a Notícia com Segurança e em 1º mão. Você ajuda com apenas R$ 15 mensal. Assim, você será adicionado em um grupo VIP no WhatsApp com a equipe de jornalistas do portal e receberá informações, fotos e vídeos antes de todo mundo, além de conteúdo que nem sempre é publicado nas redes sociais ou no portal. Mande agora mesmo uma mensagem para 86 9 9556-5907 e participe. Você ainda vai poder acompanhar os bastidores das reportagens e interagir com pessoas de todo o Piauí.
Estudante de Jornalismo teve pescoço quebrado; homem responderá por estupro e feminicídio
O Instituto de Medicina Legal do Piauí emitiu a Declaração de Óbito de Janaína da Silva Bezerra, estudante morta nesse sábado (28) no prédio da Universidade Federal do Piauí, em Teresina. A causa da morte aponta para trauma raquimedular por ação contundente, ou seja, houve uma contusão na coluna vertebral a nível cervical, o que causou lesão da medula espinhal e a morte. Segundo a legista, a ação contundente pode ter sido causada por pancada, torcendo a coluna vertebral ou traumatizando, ação das mãos no pescoço com intuito de matar ou fazer asfixia, queda, luta, dentre outras possibilidades que estão sendo analisadas junto às investigações do caso. VEJA ABAIXO ENTREVISTA COM OS PAIS Em depoimento à Policia Civil, o acusado com as iniciais T. M. S. B afirmou que já conhecia a vítima e teriam “ficado” em outras ocasiões. O acusado disse que estavam em uma “calourada” na UFPI e que por volta das 2h convidou a jovem para seguirem a um corredor e em seguida se dirigiram a uma das salas de aula onde praticaram sexo consensual e que após a prática sexual a vítima teria ficado desacordada por duas ocasiões, sendo a última por volta das 4h. Ele alega que permaneceu ao lado do corpo da vítima durante toda a madrugada e solicitou socorro à segurança da Universidade por volta das 9h, que conduziu a vítima ao Hospital da Primavera, onde foi constatado o óbito. A Polícia Civil solicitou a prisão preventiva do acusado, que encontra-se neste momento em audiência de custódia, pelos crimes de Feminicídio e Estupro. Segundo o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa – DHPP, foram adotadas todas as providências necessárias para o fiel esclarecimento do caso, com a realização de entrevistas e a realização de exames periciais, além de perícia no local do crime. O inquérito policial será concluído em até dez dias. VEJA A PERÍCIA NA UFPI ABAIXO: Ver esta publicação no Instagram Uma publicação partilhada por RP50 (@portalrp50) Redação RP50 Notícias relacionadas: CASO UFPI: peritos encontram sangue em colchão, mesa e corredores Estudante de Jornalismo morre em hospital após festa na UFPI; 1 detido Mulher é encontrada desmaiada na UFPI e morre no hospital da Primavera Grupo Vip Apoie a equipe RP50 de Jornalismo e ajude este site independente a se manter no ar divulgando a Notícia com Segurança e em 1º mão. Você ajuda com apenas R$ 15 mensal. Assim, você será adicionado em um grupo VIP no WhatsApp com a equipe de jornalistas do portal e receberá informações, fotos e vídeos antes de todo mundo, além de conteúdo que nem sempre é publicado nas redes sociais ou no portal. Mande agora mesmo uma mensagem para 86 9 9556-5907 e participe. Você ainda vai poder acompanhar os bastidores das reportagens e interagir com pessoas de todo o Piauí.