"

Teresina - PI
maio 25, 2024 14:16

Siga-nos

Teresina - PI
maio 25, 2024 14:16

Veja quais os serviços de saúde que vão funcionar no feriado em Teresina

Os serviços essenciais de saúde do município de Teresina funcionam normalmente nesta quarta-feira (19.10.22). Os hospitais, maternidades, Unidades de Pronto Atendimento (UPAS), SAMU estarão prestando assistência à população. Além de cinco Unidades Básicas de Saúde: Parque Piauí, Porto Alegre, Santa Maria da Codipi, Santa Isabel e Renascença.

Por conta do feriado, a maioria das 91 Unidades Básicas de Saúde (UBS), salas de vacina e a parte ambulatorial dos hospitais (marcação de consultas e exames) só voltam a funcionar na quinta-feira (20). O Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo, por fazer parte da rede de atendimentos ambulatoriais, só funciona até hoje, 18, e volta a atender normalmente no dia 20.

Novas Ambulâncias

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) funcionará normalmente com médicos reguladores, operadores de rádio e telefonistas auxiliares de regulação médica.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina está em processo de renovação da frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Teresina. Duas novas ambulâncias, uma de suporte avançado e outra de suporte básico, já foram incorporadas a frota do Samu e o terceiro carro (de suporte básico) deve ser entregue na próxima semana. As ambulâncias foram adquiridas com recursos da prefeitura de Teresina.

A Fundação Municipal de Saúde também adquiriu mais quatro motolâncias com previsão de entrega para novembro deste ano e encontra-se em processo final de licitação a aquisição de mais oito ambulâncias, sendo duas de suporte avançado e seis de suporte básico.

Para os atendimentos de urgência e emergência através do Samu a população deve ligar para o telefone gratuito 192. O SAMU é um programa do Governo Federal, gerenciado pela FMS, que presta socorro em casos de urgência e emergência clínica, traumática, obstétrica e psiquiátrica.

As ambulâncias do SAMU são distribuídas estrategicamente, de modo a otimizar o tempo-resposta entre os chamados da população e o encaminhamento aos serviços hospitalares de referência.

A equipe do Centro de Zoonoses estará de plantão para recolhimentos de cães, gatos e atendimentos clínicos.

Vacinação da Covid

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina reorganizou a vacinação Covid na capital. As pessoas que desejarem tomar a primeira dose, ou completar o esquema vacinal devem se dirigir às salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde (UBS) a partir do dia 20 de outubro, nos dias de terças e quintas. O posto instalado no Teresina Shopping também continua vacinação Covid, de segunda a sábado.

“Todas as UBS estarão vacinando contra a Covid. A vacinação de rotina continua nesses locais e as de Covid se concentrarão nos dias de terça e quinta para melhorarmos a questão logística”, explica Emanuelle Dias, coordenadora de vacinação da FMS.

Por Valciãn Calixto, com informações da Ascom/FMS

Picture of Portal RP50

Portal RP50

Roubados e Perdidos

[wpdreams_ajaxsearchlite]