"

Teresina - PI
abril 19, 2024 13:24

Siga-nos

Teresina - PI
abril 19, 2024 13:24

SSP reforça policiamento nas ruas com presença dos alunos em formação da PM

Alunos do curso de formação da PM em estágio operacional nas ruas
Alunos do curso de formação da PM em estágio operacional nas ruas

O policiamento ostensivo nas ruas de Teresina tem sido reforçado com a presença dos alunos do Curso de Formação de Soldados, fato que permite colocar a teoria em prática nas ruas. Todas as ações ostensivas, realizadas a partir de sexta-feira até o domingo, são supervisionadas por oficiais e praças já graduados. O efetivo de serviço colocado nas ruas é de em média 250 alunos em formação.

Com este policiamento mais comunitário, que visa aproximar a PM da sociedade, a população já consegue vê-los atuando em mercados públicos, principais avenidas dos bairros, pontos de ônibus, centros comerciais e bancários, entre outros pontos da capital.

Os alunos ficam disponíveis para o estágio operacional, após terem tido acesso às disciplinas de abordagens técnicas e tiro policial defensivo, fundamentais para que eles possam atuar nas ruas, segundo o Major Canuto, que ressalta que eles não têm acesso inicialmente a armas letais, uma vez que há supervisão de PMs graduados. A proposta, iniciada durante o Corso 2023 e no período carnavalesco, teve continuidade pelo Comando-Geral da PM-PI.

“O CEP considera muito importante essa participação dos alunos do curso de formação de soldados no estágio operacional aqui na capital. Possibilita esse policial militar que está em formação ainda, que não concluiu os seus estudos, a colocar a teoria em prática. Todas essas ações são supervisionadas por oficiais e graduados que estão à frente, eles nunca ficam só, mas é muito importante para que eles já tenham contato com a futura missão do policiamento ostensivo”, destaca.

“Inicialmente eles não têm acesso a armas letais, pois sempre temos oficiais e graduados juntos aos grupamentos, com as patrulhas, portando apenas cassetetes. Eles são distribuídos sexta, sábado e domingo nas diversas áreas de Teresina justamente para reforçar o policiamento, mas todo tempo supervisionados por oficiais e praças, colocando em prática toda teoria que adquiriram durante o curso de formação de soldados. Nós tivemos um projeto piloto no corso e no carnaval, que foi bem-sucedido e o comando geral resolveu dar continuidade. Mas repito, sempre supervisionados por oficiais e praças”, pontua.

O estágio profissional faz parte da carga horária do Curso de Formação. Para o aluno A. Rodrigues, do 10° Pelotão, essa experiência inicial comunitária é de fundamental importância na vivência do curso e na aprendizagem das disciplinas práticas, além de passar segurança para a sociedade com mais profissionais nas ruas.

“O estágio de rua tem importância fundamental em nossa formação como alunos nessa caminhada para policiais militares do Piauí. Em primeiro lugar, porque é uma vivência prática do que nós vamos atuar. E essa vivência inicialmente é como polícia comunitária, saber como é o trabalho, a abordagem de rua e também para que a população possa ver o aumento no efetivo no trabalho ostensivo da polícia militar e para que você possa vivenciar tudo o que o curso proporciona. Aqui no quartel temos a vivência teórica, temos o aprendizado no qual ele tem que ser aplicado na rua e servir diretamente para a sociedade, alcançando todos os setores”, destaca o aluno.

Durante este final de semana, os alunos estiveram divididos pelas mais diversas zonas da cidade, seja em paradas de ônibus, mercados públicos e praças. De acordo com a estudante Pinho, do 5° Pelotão, os mais de 500 alunos que compõem o efetivo do Curso de Formação de Soldados veem no estágio operacional a oportunidade de desenvolvimento de aptidão policial.

VEJA O VÍDEO ABAIXO:

“Os mais de 500 alunos que constituem o efetivo do CFSD da PMPI veem no estágio a oportunidade de executar a técnica policial, ou seja, um conjunto de saberes teóricos e práticos adquiridos ao longo do curso, o que é uma excelente oportunidade de desenvolver nossa aptidão policial. Quando presentes, representamos a salvaguarda da sociedade, esse eu nosso papel desde já”, reitera.

Por Zilro Carvalho, com informações da AsCom/PM-PI

Portal RP50

Portal RP50

Roubados e Perdidos

[wpdreams_ajaxsearchlite]