"

Teresina - PI
abril 19, 2024 12:36

Siga-nos

Teresina - PI
abril 19, 2024 12:36

SSP quer aprovar lei para demitir policial que se recusar a fazer B.O.

Governador Rafael Fonteles, secretário Chico Lucas e delegado geral Luccy Keiko
Governador Rafael Fonteles, secretário Chico Lucas e delegado geral Luccy Keiko

Duas são as reclamações recorrentes dos Leitores e Seguidoras RP50: a dificuldade em ter uma ligação atendida através do número 190 e o registro do Boletim de Ocorrência. O secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, movimenta-se no sentido de facilitar a feitura do B.O. de duas formas: criando uma Central de Registro de Boletim de Ocorrência, com sede física para visita presencial e ainda possibilitando que o documento seja feito via WhatsApp. A informação foi repassada ao RP50 durante entrevista.

A população fez chegar à SSP-PI que agentes de segurança se recusam a fazer os registros de ocorrência, muitas vezes minimizando os fatos denunciados. Desta forma, o Governo do Piauí enviará à Assembleia Legislativa do Piauí projeto de lei para que seja apreciado e sancionado pelos deputados estaduais visando punir os policiais que se omitirem no exercício de suas obrigações.

“Estamos facilitando a vida do cidadão, ele vai poder comunicar de maneira fácil e a gente vai ter o papel e a obrigação de apurar os crimes na cidade de Teresina e no interior. Há a possibilidade do registro presencial e eletronicamente através do WhatsApp. Há uma dificuldade e a gente está aqui transformando em punição demissível àquele que se recusar a fazer o BO. Às vezes o Estado tem suas deficiências e suas carências, mas muitas vezes alguns maus policiais, não são todos, a maioria são bons policiais, alguns poucos maus policiais não faziam o registro do Boletim de Ocorrência. A partir de hoje, o projeto de lei sendo aprovado, esses policiais que se recusarem a fazer o B.O. poderão ser demitidos, porque antes eram só advertidos e essa é outra medida que estamos utilizando no enfrentamento à violência”, explicou o secretário.

O registro de B.O. via Whats ainda não foi implementado, porém ao ser, o piauiense vai tratar com uma espécie de robô configurado para o atendimento com mensagens e respostas prontas. Caso haja necessidade, o atendimento virtual pode se transformar em uma ligação, com o denunciante recebendo uma chamada telefônica para falar com alguém da SSP e dar continuidade ao registro da ocorrência.

Com isso, o projeto vai dirimir as subnotificações criminais no Estado.

CONFIRA A ENTREVISTA ABAIXO:

Por Zilro Carvalho

GRUPO VIP

Apoie a equipe RP50 de Jornalismo e ajude este site independente a se manter no ar divulgando a Notícia com Segurança e em 1º mão. Você ajuda com apenas R$ 15 mensal. Assim, você será adicionado em um grupo VIP no WhatsApp com a equipe de jornalistas do portal e receberá informações, fotos e vídeos antes de todo mundo, além de conteúdo que nem sempre é publicado nas redes sociais ou no portal. Mande agora mesmo uma mensagem para 86 9 9556-5907 e participe. Você ainda vai poder acompanhar os bastidores das reportagens e interagir com pessoas de todo o Piauí.

Portal RP50

Portal RP50

Roubados e Perdidos

[wpdreams_ajaxsearchlite]