"

Teresina - PI
abril 13, 2024 04:04

Siga-nos

Teresina - PI
abril 13, 2024 04:04

SSP-PI realiza 1º Congresso das Mulheres Policiais em Teresina

Com objetivo de promover a integração e a valorização das mulheres que atuam nas forças de segurança em todo o estado do Piauí, a Secretaria de Segurança Pública realizou o 1° Congresso das Mulheres Policiais. Durante o evento foram debatidos temas como desenvolvimento de liderança, empoderamento feminino, saúde mental e autocuidado.

Para a Delegada Bruna Fontenele, que esteve à frente da organização do evento, o encontro viabiliza a troca de conhecimento entre as mulheres que compõem os quadros da Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal, Corpo de Bombeiros Militar, Guarda Municipal e STRANS. “O mês de março é voltado para as mulheres e hoje no Congresso o foco são as mulheres policiais. Nosso intuito é que elas consigam absorver tudo que está sendo exposto através das palestras e que possam levar para sua vida profissional e pessoal. Quem ganha com isso, sem dúvidas, é a sociedade”, disse a Delegada.

A Secretária Estadual das Mulheres, Zenaide Lustosa, destacou a importância do papel da presença feminina na segurança do Estado. “Fico emocionada em ver um auditório como esse lotado de mulheres que atuam nas Forças de Segurança, lugar onde até pouco tempo era predominantemente dominado por homens. Essas mulheres têm sua importância e contribuem efetivamente com um excelente trabalho prestado para a sociedade e para a segurança do estado”, enfatizou a secretária.

O Subsecretário de Segurança Pública, Delegado Jetan Pinheiro, afirmou que o evento é uma forma de homenagear e enaltecer a luta das mulheres pelo direito de igualdade. “Muitas mulheres sofreram vários tipos de violência até chegarmos aos dias atuais, onde podemos contar com a presença dessas mulheres que aqui estão representando as Forças de Segurança do estado, no entanto, temos muito que avançar para que as mulheres possam conquistar novos espaços”, concluiu.

O Delegado Geral de Polícia Civil, Luccy Keiko, afirmou que as instituições policiais estão evoluindo para que cada vez mais as mulheres possam ocupar espaços de liderança. “Elas desempenham as atividades de forma criteriosa e brilhante. Posso afirmar que esse evento é uma homenagem justa para quem faz a Segurança do estado do Piauí”, explicou Keiko.

O Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Scheiwann Lopes, enfatizou que o Congresso aborda temas importantes a nível interno de corporação e a nível de sociedade. “Esse evento é uma excelente oportunidade para debater um problema social que é o machismo e a misoginia, ou seja, é uma forma de transformar e educar a sociedade. A Secretaria de Segurança Pública está de parabéns por essa iniciativa”, concluiu o Comandante.

HOMENAGENS

Durante o evento, vinte mulheres foram homenageadas por seus feitos e contribuições à segurança pública do Estado, são elas:

DELEGADA MARIA VILMA ALVES DA SILVA, PRIMEIRA POLICIAL CIVIL E PRIMEIRA DELEGADA DO PIAUÍ

CORONEL ELZA RODRIGUES FERREIRA, COMANDANTE DO COMANDO DE POLÍCIA COMUNITÁRIA

DELEGADA NATHÁLIA SAMPAIO DE FIGUEIREDO, TITULAR DO NÚCLEO DE FEMINICÍDIO DO DEPARTAMENTO DE HOMICÍDIO E PROTEÇÃO À PESSOA (DHPP)

TENENTE-CORONEL NAJRA JULITE MOREIRA NUNES, DO CORPO DE BOMBEIROS MILITARES DO PIAUÍ

CORONEL SOLANGE MARIA MACEDO LIMA, CORONEL DA RESERVA DA POLÍCIA MILITAR DO PIAUÍ

CAPITÃ FRANCISCA LEONEIDE FERREIRA DA ROCHA, COMANDANTE DA PATRULHA MARIA DA PENHA

DELEGADA EUGÊNIA NOGUEIRA DO RÊGO MONTEIRO VILLA, DIRETORA DE AVALIAÇÃO DE RISCO SOCIAL DA SSP/PI

TENENTE-CORONEL ANA CLÉIA DINIZ DOS SANTOS, DO CORPO DE BOMBEIROS MILITARES DO PIAUÍ

DELEGADA CLAÚDIA ELISA RIBEIRO PINHEIRO, DA DELEGACIA ESPECIALIZADA NO ATENDIMENTO À MULHER DE TERESINA – NORTE

MAJOR MARCIA JEANE RIBEIRO DOS SANTOS, COORDENADORA DO PROGRAMA EDUCACIONAL DE RESISTÊNCIA ÀS DROGAS E À VIOLÊNCIA – (PROERD) NO PIAUÍ

AGENTE DE POLÍCIA CIVIL MICHELLY DAYANNE SOARES DO NASCIMENTO, DA POLINTER

SUBTENENTE KÁCIA LÍGIA SILVEIRA LINHARES, DO CORPO DE BOMBEIROS MILITARES DO PIAUÍ

TENENTE-CORONEL MARIA ELIZETE DE LIMA SILVA, DIRETORIA DE DEFESA SOCIAL DA SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA

CAPITÃ MARY ROSERLANE ALVES GOMES, COORDENADORIA DE GERENCIAMENTO DE CRISES E DIREITOS HUMANOS

DELEGADA ALEXANDRA SANTOS SILVA, DA DELEGACIA DE PREVENÇÃO E REPRESSÃO À ENTORPECENTES (DEPRE)

SUBTENENTE LUANA COUTINHO DE OLIVEIRA CALDAS, DO CORPO DE BOMBEIROS MILITARES DO PIAUÍ

DELEGADA ANAMELKA ALBUQUERQUE FORMIGA, DIRETORA DA ACADEMIA DE POLÍCIA CIVIL DO PIAUÍ

PERITA CRIMINAL ADILANA GOMES SOARES REIS, DA POLÍCIA CIVIL DO PIAUÍ

SOLDADO WEILLA DA SILVA ARAÚJO, DO CORPO DE BOMBEIROS MILITARES DO PIAUÍ

SARGENTO FRANCISCA MONA LISA MENDES CAVALCANTE, DA POLÍCIA MILITAR DO PIAUÍ

Zilro Carvalho

Zilro Carvalho

Zilro Carvalho é um investigador aposentado, morador do bairro Areias, que hoje atua fazendo Comunicação Social no Portal RP50.

Roubados e Perdidos

[wpdreams_ajaxsearchlite]