Um passo importante para uma realidade mais inclusiva nas escolas da Rede Municipal de Teresina, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) está realizando a capacitação dos novos auxiliares de apoio à inclusão. A formação teve início na semana passada e segue por mais uma semana, preparando os profissionais para serem encaminhados às unidades de ensino.
Nesta terça-feira (08), o secretário executivo de Ensino da Semec, Reinaldo Ximenes, passou nas salas do Centro de Formação Odilon Nunes para desejar boas-vindas aos novos auxiliares de apoio à inclusão e exaltar o papel do grupo para o avanço da educação municipal. “Vocês não sabem o quanto eram aguardados por todos nós. Estamos com o olhar voltado para nossas crianças especiais, o prefeito Dr. Pessoa cobra isso diariamente, e esse é um trabalho de muita dedicação, extremamente necessário para nossas escolas”, destacou Ximenes.
Um total de 869 auxiliares foram convocados para acompanhar alunos com deficiência, contribuindo na compreensão de suas características e eliminando barreiras que dificultam a inserção na vida escolar. O grupo está sendo preparado para trabalhar de forma articulada com os professores em sala de aula e os educadores do Apoio Educacional Especializado (AEE).
Segundo a coordenadora de Educação Inclusiva da Semec, Amanda Kárdia, a formação dos auxiliares de apoio à inclusão é uma das políticas de inclusão da Secretaria em busca de sanar esse desafio histórico.
“Esse momento de capacitação garante que os novos auxiliares chegarão às unidades de ensino mais preparados para acompanhar os alunos em suas demandas diárias. Também estamos avançando em outros pontos, como a ampliação do número de salas de AEE, com recurso para que sejam aproveitadas da melhor forma, entrega de carteiras adaptadas, curso de Libras e muito mais”, pontuou Amanda.