"

Teresina - PI
maio 25, 2024 14:15

Siga-nos

Teresina - PI
maio 25, 2024 14:15

Quem será o novo Secretário de Segurança do Piauí? Veja lista com sugestões

Reunimos a equipe do Portal RP50, do motorista aos jornalistas, estagiário e designer, para pensarmos 20 nomes e montar essa lista. O Governo do Piauí iniciará uma nova gestão a partir de 2.023, haverão mudanças no comando das pastas e estilo de governar. Enquanto cidadãos e comunicadores que somos, decidimos contribuir com o debate na área que cobrimos: Segurança Pública.

A partir desta lista, que não é um ranking nem nada, faremos uma votação no feed e stories de nossa página no Instagram e divulgaremos os três nomes mais votados após 24h de enquete. A ideia também é apontar nomes que possuem brilhante atuação em suas áreas, mas que muitas vezes a própria população desconhece.

Nossos leitores e seguidoras sabem que dificilmente tratamos sobre Política no site e em nossos vários grupos no WhatsApp e Telegram. Não porque não tenhamos nossas opiniões e análises a respeito; não porque não entendamos desta editoria, mas mais por perceber como a política, a partir de 2014, acirrou e polarizou os ânimos dos brasileiros da pior maneira possível: sem diálogo saudável entre as partes e ataques sobrando de todos os lados.

No geral, entendemos que eleitores tratam a Política de forma emocional e mercurial, (Stuart Hall e Anthony Giddens explicam isso bem), quando internamente o jogo é mais sobre Poder e Dinheiro e alguma coisa de articulação. É mais pragmático e racional que ideológico, de fato. E racional sem, necessariamente, coerência, mas sim, sobrevivência. Sobrevivência política. Em resumo, jogo de interesses. Do outro lado, vemos os “entendidos” mais “jogando e acenando para a plateia” em suas conjecturas, com suas notas plantadas sustentando, muitas vezes, nomes sem força nem peso.

Cabe ainda analisar que da “turma da Segurança” apenas um candidato foi eleito no Piauí, coronel Carlos Augusto, para uma cadeira na Assembleia Legislativa (Alepi). E, se levarmos em conta que ele já tinha mandato, não nos parece ter sido reeleito pelas pautas propriamente da Segurança.

Fora o parlamentar, nenhum outro agente de Segurança do Estado se elegeu. Nomes conhecidos da população, na capital e interior, como delegado Samuel Silveira, coronel Nixon Frota, major Diego Melo, coronel Edwaldo Viana, delegada Anamelka, major Elizete, sargento Mota, outros, não mostraram fôlego com suas votações, tanto que até quem tinha mandato ficou sem, caso do capitão Fábio Abreu. Esse resultado sobre o grupo de “candidatos da Segurança” nos faz pensar que, pelo menos no Piauí, o hype e o time dessa “agenda” passou.

O próximo governador é Rafael Fonteles (PT). Eleito em primeiro turno vencendo o ex-tucano Silvio Mendes (União Brasil). Todos os portais de notícias locais são unânimes em afirmar que o gestor vai indicar de sua cota pessoal nomes para o tripé Educação, Saúde e Segurança, embora nossa Redação RP50 acredite que a Educação ainda permanecerá sob o comando de alguém indicado/ligado à deputada federal Rejane Dias, por razões que não cabe aprofundar aqui.

Lista RP50 com sugestões

PONTOS

Rafael promete uma pegada técnica, moderna e jovem de governar. Nesse sentido, desde já é nossa torcida que os sistemas de Segurança Pública como registro de B.O., integração entre delegacias, rádios embarcados nas viaturas, monitoramento de pontos estratégicos na capital e interior por meio câmeras de alta resolução e até emissão de documentos sejam uma realidade ainda nos dois primeiros anos de seu governo. Que o piauiense não chegue numa delegacia às 23h45 de um domingo à noite e dê de cara com a porta fechada.

Que a Central de Flagrantes passe por uma ampliação; que o Instituto Médico Legal seja reformado e descentralizado, que tenha pelo menos uns dez rabecões espalhados pelo Estado e que, em alguém morrendo à noite, o familiar não precise esperar o dia seguinte para obter a liberação/documentação do corpo no HGV.

Que se endureça ainda mais o combate à violência doméstica, ao feminicídio e ao abuso contra crianças e adolescentes e que a realização de concursos fortaleça o efetivo ostensivo, preventivo e investigativo da Militar, Bombeiros e Civil com a chamada e preparação dos aprovados.

LISTA

Voltando ao objetivo desta publicação, vamos à lista. Nossa equipe escolheu desde nomes já insuflados pelos colunistas locais, nomes jovens, nomes com vasta experiência e também nomes mais operacionais.

Fonteles disse que trataria da transição e da composição de seu governo após o fim do segundo turno presidencial, então os boatos, notas e suposições de nomes para essa pasta surgirão mais fortes a partir de hoje (31.10.22). Ao que tudo indica, Rafael promete colocar um Civil à frente da Segurança após mais de uma década com perfis militares no comando da secretaria. Ainda assim, nossa lista traz alguns nomes da PM-PI, mas a iniciamos com os civis e com o nome mais citado pela Imprensa até aqui.

01 – Matheus Zanatta

Del. Matheus Zanatta (GPE)

Atual Gerente de Polícia Especializada (GPE), atuou em operações que repercutiram dentro e fora do Estado. Pós-graduado em Direito Público, também possui o Curso de Operações Táticas Especiais (COTE).

02 – Tales Gomes

Del. Tales Gomes (GRECO)

Com 22 anos de Polícia Civil, dos quais 11 como agente e 11 como delegado, Tales Gomes é o atual coordenador do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (GRECO), responsável por desbaratar quadrilhas do Novo Cangaço, assalto a bancos etc. É pós-graduado em Direito Penal e Processo Penal e tem, entre outros, o Curso de Operações de Inteligência; Recebeu honrarias como medalhas e o Prêmio Melhores Delegados do Brasil.

03 – Luana Alves

Del. Luana Alves

A delegada Luana Alves ingressou na Polícia Civil ao 28 anos e já possui dez de carreiro, dos quais cinco a serviço da população de Floriano, no Sul do Estado, onde foi agraciada com o título de Cidadã Florianense. Atuou na Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente e por quatro anos foi titular da Delegacia de Feminicídio.

04 – Anchieta Nery

Del. Anchieta Nery (DRCI)

Atual titular da Delegacia de Repressão a Crimes de Informática da Polícia Civil do Piauí (DRCI), o delegado Anchieta Nery já atuou junto ao Laboratório de Inteligência Cibernética da Diretoria de Inteligência do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Entre os anos de 2020 e 2021 participou de operações policiais de relevância nacional, como Operação Precatório, Operação Saldo Infinito, Operação “X” e Operação Inventário.

05 – Francisco Costa (Barêtta)

Coord. do DHPP, del. Barêtta

Com 42 anos de serviços prestados à população do Piauí, por meio da Polícia Civil, o delegado Francisco Costa, o Barêtta, enfrentou os crimes de pistolagem nos anos 80 e 90, combateu o crime organizado e o próprio José Viriato Correia Lima; integrou o Comando Corisco; integrou o CICO, que mais tarde se tornaria o GRECO, esteve à frente de delegacias de Norte a Sul do Estado, em municípios como Cajueiro da Praia e Cristalândia, foi titular da POLINTER por oito anos, professor e coordenador da Acadepol; Sub-delegado Geral e Delegado Geral interirno e já em 2.013 foi convidado a instalar o DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa), aparato que coordena atualmente.

06 – Eugênia Villa

Del. Eugênia Villa

Destaque na BBC, a delegada Eugênia Villa é professora, doutora em Direito e Políticas Públicas; mestra em Direito Público. Já ocupou o cargo de subsecretária da Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI) e foi uma das principais implementadoras e divulgadoras do aplicativo Salve Maria, dispositivo para celular de combate ao feminicídio e violência doméstica.

07 – Luccy Keiko

Luccy Keiko, delegado-geral

Atual delegado-geral de Polícia Civil do Piauí.

08 Cadena Júnior

Atuação como Subsecretário de Segurança Pública e delegado.

09 – Anamelka Cadena

Com 13 anos de Polícia Civil, a delegada Anamelka Cadena passou peo 12º DP, Delegacia Especilizada de Atendimento à Mulher (DEAM Sul), foi eleita cinco vezes a melhor delegada do Brasil; esteve diretora-geral da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Piauí (Agrespi) e disputou uma cadeira na Câmara Municipal de Teresina e na Assembleia Legislativa, ficando suplente nos dois pleitos.

10 – Fábio Abreu

Capitão da PM-PI, Fábio Abreu

Ingressou na Polícia Militar do Piauí em 1.993, alcançou a patente de capitão e, ao se eleger deputado federal, foi chamado para assumir a Secretaria de Segurança Pública do Piauí entre 2015/2019. Disputou a prefeitura de Teresina, sem êxito e não conseguiu se reeleger para a Câmara Federal no pleito deste ano, ficando com a suplência.

11 – Carlos Augusto

Cel Carlos Augusto

Atualmente o coronel Carlos Augusto é deputado estadual reeleito para a Alepi. Dedicou 30 anos nos quaadros da Polícia Militar até se tornar coronel e assumir também o comando geral da PM-PI.

12 – Vilma Alves

Referência na luta contra a violência contra a mulher, Vilma Alves foi a primeira delegada negra do Piauí, também Corregedora da PC-PI e se aposentou em 2022, após 37 anos como delegada e quase 50 dedicados à Segurança Pública do Estado.

13 – Kleber Bezerra

Atual comandante do Batalhão de Rondas Ostensivas de Natureza Especial (BPRONE).

14 – Adriano Ursulino de Lucena

O tenente-coronel Lucen já comandou o 2º Batalhão de Polícia Militar, da cidade de Parnaíba, litoral do Piauí; já foi diretor de presídios do Estado e atualmente é comandante do CPM I.

15 – Tenente-Coronel Elizete

Cmt do 13º BPM, tenente-coronel Elizete

Autointitulada a “Dama de Aço” do Piauí, a major Elizete, como ficou conhecida, hoje tenente-coronel da PM-PI, comanda o 13º Batalhão de Polícia Militar que cobre a extrema zona Norte de Teresina, uma região extensa e populosa, onde atingiu a marca de 55 dias sem homicídios na área. Bacharela em Direito e Segurança Pública, possui diversas especializações na área da Segurança e atualmente é mestranda em Ciências Criminológicas e doutoranda em Direito.

16 – Lindomar Castilho

O coronel Lindomar Castilho é ex-comandante geral da Polícia Militar do Piauí. Sob sua gestão, renovou toda a frota da PMPI; adquiriu motocicletas e realizou o maior concurso da história da Polícia Militar do Piauí, com 1040 vagas.

17 – Rubens Pereira

O coronel Rubens Pereira é o atual secretário de Estado da Segurança Pública do Piauí.

18 – Júlia Beatriz

Cel Júlia Beatriz (FEISP)

A coronel Júlia Beatriz ganhou notoriedade dentro da PM-PI quando ainda era coordenadora de Gerenciamento de Crise e Direitos Humanos. Ela atualmente comanda a Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP), recém criada para auxiliar no combate ao crime organizado e facções criminosas em todo o Estado.

19 – Audivam Nunes

O 01 da Força Tarefa já serviu o Exército através do 25º BC e ingressou na Polícia Militar do Piauí em 1993. Tem passagens por várias unidades da capital como o 6º BPM e Rádio Patrulha. Docente do curso de formação de cabos, soldados e sargentos. Formado em Pedagogia e especialista em Gestão Pública Municipal.

20 – Scheiwann Lopes

O Coronel Scheiwann Scheleiden Lopes da Silva, tem 48 anos, e assumiu o Comando-geral da PMPI este ano. Ingressou na instituição em 1994. Possui diversos cursos militares, sendo Bacharel em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar do Ceará, também possui Especializações (pós-graduações) em Educação em Direitos Humanos pela UFPI, Gestão em Segurança Pública pela UESPI e Políticas Públicas e Gestão em Segurança pela UFPI. Atualmente é Graduando em Direito pela Faculdade Maurício de Nassau.

Por Valciãn Calixto, Yago Araújo, Fábio Wellington, Alexandre Silva e Lucas Campos

GRUPO VIP

Apoie a equipe RP50 de Jornalismo e ajude este site independente a se manter no ar divulgando a Notícia com Segurança e em 1º mão. Você ajuda com apenas R$ 10 mensal. Assim, você será adicionado em um grupo VIP no WhatsApp com a equipe de jornalistas do portal e receberá informações, fotos e vídeos antes de todo mundo, além de conteúdo que nem sempre é publicado nas redes sociais ou no portal. Mande agora mesmo uma mensagem para 86 9 9556-5907 e participe. Você ainda vai poder acompanhar os bastidores das reportagens e interagir com pessoas de todo o Piauí.

Picture of Portal RP50

Portal RP50

Roubados e Perdidos

[wpdreams_ajaxsearchlite]