A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (03), a segunda fase da Operação Escudo Eleitoral para combater a influência de facções criminosas nas eleições municipais de 2024.
Ao todo, os policiais cumpriram oito mandados judiciais, incluindo duas prisões preventivas, três buscas e apreensões e três afastamentos de investigados de cargos públicos. Entre os afastados, estão uma vereadora eleita, além de servidores da Câmara Municipal de Teresina, da Assembleia Legislativa e da Secretaria de Estado de Saúde do Piauí. As ações ocorreram em Teresina e Timon (MA), por ordem da Justiça Eleitoral do Piauí.
A investigação começou após o fim das eleições e revelou indícios de que uma vereadora eleita teria ligação com uma facção criminosa violenta que atua no estado. Há suspeitas de que sua campanha foi financiada com dinheiro ilícito, além do desvio de recursos públicos de uma ONG.
Como parte das medidas judiciais, a Justiça determinou a suspensão das atividades da organização e proibiu novos repasses financeiros. Os investigados afastados também estão proibidos de frequentar seus locais de trabalho e de manter contato com outros servidores.
Além disso, durante a operação, a Polícia Federal prendeu uma pessoa que já tinha um mandado de prisão preventiva em aberto.
© Copyright 2023 - PR 50 - Todos os direitos reservados.
É proibido a reprodução total ou parcial do conteudo deste site.