A vereadora eleita de Teresina, Tatiana Medeiros (PSB), teve seu nome ligado à Operação Escudo Eleitoral, deflagrada pela Polícia Federal nesta terça-feira (17). A ação investiga o financiamento de campanhas eleitorais com recursos de facções criminosas e realizou buscas na instituição Vamos Juntos, que, segundo informações públicas, foi fundada pela parlamentar eleita.
A operação apura indícios de crimes de lavagem de dinheiro envolvendo a organização criminosa Bonde dos 40, com foco no possível uso de recursos ilícitos para comprometer a integridade das eleições municipais de 2024 na capital piauiense. Cerca de R$ 100 mil foram apreendidos, e quatro mandados de busca e apreensão foram cumpridos em endereços ligados aos investigados em Teresina.
Alandilson Cardoso Passos, namorado de Tatiana Medeiros, foi preso no dia 14 de novembro. Ele foi detido em um hotel de Belo Horizonte sob suspeita de envolvimento com a facção Bonde dos 40 e com a lavagem de dinheiro proveniente do crime organizado.
De acordo com as investigações, o grupo criminoso teria movimentado aproximadamente R$ 2 bilhões por meio de atividades como revenda e locação de veículos, além do comércio de peças automotivas. No momento da prisão, Alandilson tinha uma passagem comprada para São Paulo e estava acompanhado da vereadora eleita, que, em nota, alegou estar em uma viagem de descanso.
© Copyright 2023 - PR 50 - Todos os direitos reservados.
É proibido a reprodução total ou parcial do conteudo deste site.