
A Secretaria de Segurança Pública do Piauí deflagrou, nesta terça-feira (11), a Operação Macondo, que desarticulou uma organização criminosa envolvida em agiotagem e lavagem de dinheiro no estado. A ação foi realizada pela Superintendência de Operações Integradas (SOI) com apoio da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP).

Durante a operação, foram cumpridos 15 mandados de prisão e 18 de busca e apreensão, além do bloqueio judicial de R$ 5 milhões em contas ligadas aos suspeitos. As ações ocorreram de forma simultânea nos municípios de Teresina, Parnaíba, Oeiras, Barras, Picos e Água Branca.
As investigações apontam que o grupo era formado, principalmente, por estrangeiros vindos da Colômbia e da Venezuela, que ofereciam empréstimos informais a comerciantes e trabalhadores autônomos. Os valores eram liberados, mas com juros abusivos que ultrapassavam 30% ao mês e exigência de pagamentos diários ou semanais, o que gerava endividamento e medo.

De acordo com a SSP, os suspeitos usavam ameaças e violência para garantir o recebimento das dívidas. A polícia também apura casos de desaparecimentos e suicídios relacionados ao grupo.
© Copyright 2023 - PR 50 - Todos os direitos reservados.
É proibido a reprodução total ou parcial do conteudo deste site.