Em mais uma ofensiva contra o crime organizado, a Polícia Civil do Piauí deflagrou, nesta terça-feira (6), a Operação Retomada, uma grande ação voltada para desarticular um núcleo criminoso que atuava de forma violenta no bairro Torquato Neto e adjacências da zona Sul de Teresina.
Ao todo, os agentes cumpriram mandados de busca em 144 apartamentos e efetuaram 14 prisões. A operação é fruto de investigações conduzidas pelo Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), que apura uma série de crimes como execuções, tráfico de drogas, invasão de imóveis e atentados contra agentes de segurança.
Entre os episódios que motivaram a operação está o ataque a tiros à casa de um policial militar, onde criminosos chegaram a tentar invadir o imóvel. A ousadia foi tanta que, em outra ocasião, membros da facção chegaram a roubar gado para realizar um churrasco em comemoração a ações criminosas. Já em um dos crimes mais brutais, o grupo teria sequestrado, torturado e executado Bartolomeu Gabriel Oliveira Gomes, o “Barto”, integrante de uma facção rival, identificado por meio da prática interna conhecida como “raio-x”.
As investigações apontam que os criminosos invadiam apartamentos, expulsavam moradores e os transformavam em pontos de venda de drogas ou esconderijos de armas, além de imporem silêncio à comunidade através de ameaças e violência.
A Operação Retomada integra o Pacto pela Ordem e contou com um amplo aparato policial, incluindo a inteligência da SSP, Polícia Civil, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, além de unidades especializadas como BOPE, BEPI, CPE e o Batalhão de Operações Aéreas (BOPAER).
© Copyright 2023 - PR 50 - Todos os direitos reservados.
É proibido a reprodução total ou parcial do conteudo deste site.