Em apenas três dias, a votação do Orçamento Participativo Digital (OPA) 2025-2026 já registrou mais de 100 mil participações. Iniciada na sexta-feira (4), a iniciativa permite que moradores de Teresina, Parnaíba, Picos, Piripiri e Floriano decidam onde serão investidos R$ 80 milhões do orçamento estadual. As propostas mais votadas serão executadas a partir de 2026.
Ao todo, 564 entidades comunitárias inscreveram 1.311 propostas, das quais 849 foram consideradas viáveis após análise técnica e orçamentária. Essas propostas estão disponíveis para votação até o dia 13 de julho.
Segundo o secretário estadual de Planejamento, Washington Bonfim, o volume de participações demonstra o engajamento da população na definição das prioridades do Estado. “O OPA reafirma o compromisso com uma gestão democrática e conectada com as necessidades reais das comunidades”, afirmou.
Entre os temas mais recorrentes nas propostas estão mobilidade urbana (41,1%), esporte e lazer (25,8%), cultura (14,3%), segurança e justiça (9,7%) e agricultura (9,2%).
A votação é totalmente digital e pode ser feita pelo site opa.colab.re, no modo web (opapiaui.colab.re) ou por meio do WhatsApp (86 98130-2765). Qualquer cidadão com CPF, a partir de 16 anos, residente nos municípios participantes, pode votar em uma proposta da sua cidade.
Para ampliar o acesso, a Secretaria do Planejamento (Seplan) e a Secretaria de Relações Sociais (Seres) disponibilizaram vans e picapes com internet e tablets, que circulam pelos bairros como cabines móveis de votação.
© Copyright 2023 - PR 50 - Todos os direitos reservados.
É proibido a reprodução total ou parcial do conteudo deste site.