Na última sexta-feira (1º), a Polícia Militar do Piauí, por meio do 26º Batalhão de União, em parceria com o Comando de Policiamento Ambiental (CPA), apreendeu mais de 50 aves silvestres mantidas ilegalmente em cativeiro na cidade de União. Entre os animais resgatados, estava um tucano, espécie rara na região.
A ação teve início após o recebimento de denúncias anônimas sobre a criação irregular de aves em áreas residenciais. A partir dessas informações, as equipes da Polícia Militar Ambiental e da viatura do Comando de Policiamento Urbano do 26º BPM realizaram uma força-tarefa que percorreu diversos pontos da cidade.
Durante a operação, dezenas de aves foram recolhidas de gaiolas e viveiros improvisados. Todos os animais, com exceção do tucano, foram devolvidos aos seus habitats naturais. Os policiais realizaram os descartes das gaiolas ainda nos locais.
O tucano, por se tratar de uma espécie de atenção especial, será encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), instalado no Bioparque Zoobotânico de Teresina, onde receberá cuidados veterinários e passará por avaliação para possível reintegração à natureza.
© Copyright 2023 - PR 50 - Todos os direitos reservados.
É proibido a reprodução total ou parcial do conteudo deste site.