
A Polícia Civil do Piauí realizou, na manhã desta terça-feira (10), uma operação para desarticular um esquema de fraude com cartões de crédito ilegais. A ação, denominada Operação Cartão Fantasma, foi coordenada pelo Departamento de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC).
Durante a operação, foram cumpridos sete mandados judiciais, entre prisões e buscas, em bairros da zona Sul de Teresina. Três pessoas foram presas até o momento. A Justiça também determinou o bloqueio e o sequestro de contas bancárias, com valores que podem chegar a R$ 150 mil.
De acordo com a investigação, o grupo criminoso solicitava cartões de crédito em nome de terceiros, sem o conhecimento das vítimas, e utilizava esses cartões em transações comerciais simuladas, feitas em máquinas controladas pelos próprios envolvidos, com o objetivo de esconder a origem do dinheiro.
Segundo o delegado Humberto Macola, o esquema causava prejuízos financeiros diretos às vítimas e caracterizava crimes como associação criminosa, furto qualificado e lavagem de dinheiro.