O mandado de prisão mais antigo do Piauí que estava em aberto foi cumprido nessa terça-feira (27.06.23). Trata-se de um homem que estava foragido há quase 27 anos após assassinar uma mulher na cidade de Manoel Emídio, região Sul do Estado.
João Batista Rodrigues Soares foi localizado e preso na cidade de Balsas-MA. Ele teria sido visto a última vez no dia em que cometeu o crime.
João Batista tentou ocultar o cadáver da vítima arrastando-a para um matagal a dez metros da casa, onde seria sepultado o corpo. O criminoso fugiu ao ser percebido por populares que passavam pelo local, deixando uma enxada próxima ao cadáver.
O Diretor de Inteligência da SSP-PI, delegado Anchieta Nery, explica que “Na época, ainda não existia o crime de feminicídio, então o assassino foi indiciado por homicídio qualificado. Porém, o processo estava suspenso em razão da fuga do autor. Agora a Polícia Civil do Piauí o apresenta para que responda perante o Poder Judiciário, na forma de lei, pelo crime cometido.”
“Quase 30 anos após o crime, a família da vítima Luiza Maria pode ter a tranquilidade de que esse delito não ficará impune”, completa.
Charlene Lima, sobrinha de Luiza Maria relatou que “Naquela época foi muito difícil pra todo mundo. Foi um crime completamente bárbaro, que comoveu a família toda, ficou todo mundo muito triste. A Polícia Civil mostrou que realmente a justiça tarda, mas não falha.”
Familiares da vítima agradeceram o trabalho realizado pela Polícia Civil do Piauí, “Só tenho que agradecer à Polícia Civil do Estado que prendeu ele. A gente ficou muito feliz pela prisão dele, a gente ficou um tempo muito triste, mas a gente nunca perdeu a esperança do trabalho”, agradeceu Izaura Maria, irmã da vítima.
De acordo com Anchieta Nery, a Secretaria de Segurança Pública continuará foçada em localizar e cumprir todas as ordens do Poder Judiciário, para contribuir com a paz social e a efetivação da justiça.
© Copyright 2023 - PR 50 - Todos os direitos reservados.
É proibido a reprodução total ou parcial do conteudo deste site.