Na manhã desta segunda-feira (11), a Secretaria de Segurança Pública do Piauí, por meio da Polícia Civil, implantou o Plantão 24 horas na Delegacia da Casa da Mulher Brasileira, em Teresina. A medida garante atendimento contínuo, humanizado e eficaz a mulheres e meninas vítimas de violência na capital.
O novo plantão contará com equipes compostas por delegados de polícia e investigadores. Além de conduzir flagrantes de violência de gênero, o serviço será responsável pelo primeiro atendimento às vítimas, lavratura de boletins de ocorrência, requerimento de medidas protetivas de urgência, requisição de exames periciais e outras providências legais e investigativas.
A diretora de Proteção à Mulher e aos Grupos Vulneráveis da Polícia Civil do Piauí, delegada Bruna Verena, destacou a importância da iniciativa, que foi implantada durante a campanha Agosto Lilás, mês de conscientização sobre o combate à violência contra a mulher.
“O Agosto Lilás chama a sociedade para refletir sobre a violência contra a mulher e o que podemos fazer para reduzi-la. Hoje é um dia muito importante porque teremos, dentro da Casa da Mulher Brasileira, um plantão especializado 24 horas para receber flagrantes, registrar boletins de ocorrência, solicitar medidas protetivas e acolher essa mulher. A vítima passa pela equipe psicossocial, assistente social e segue para a delegacia, garantindo um atendimento completo e sem que ela desista de denunciar”, disse a delegada.
O comandante da Polícia Militar do Piauí, coronel Scheiwann Lopes, informou que a Patrulha Maria da Penha também funcionará 24 horas em apoio à ação.
“Estamos juntos e integrados, pois temos que acabar com essa chaga. Os números de violência contra a mulher são alarmantes, nos envergonham e exigem o trabalho de todos”, afirmou.
O plantão 24h da Casa da Mulher Brasileira, fica localizado na Av. Roraima , 2563, bairro Aeroporto, e já está em funcionamento, integrando as ações permanentes de enfrentamento à violência contra a mulher no Piauí.
© Copyright 2023 - PR 50 - Todos os direitos reservados.
É proibido a reprodução total ou parcial do conteudo deste site.