Teresina - PI
agosto 5, 2025 13:57

Piauí participa da campanha nacional de coleta de DNA lançada nesta terça-feira pelo MJSP

Lanix Carvalho

05/08/2025

as 11:18

Iniciativa ocorre de 5 a 15 de agosto e busca ampliar o banco de dados genéticos para facilitar as identificações em todo o País

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) lança, nesta terça-feira (05), a edição 2025 da Campanha Nacional de Coleta de DNA de Familiares de Pessoas Desaparecidas. A Secretaria de Segurança Pública, por meio da Polícia Civil, participa da campanha iniciada hoje.

A ação, que ocorrerá até o dia 15 de agosto, tem como objetivo incentivar familiares de pessoas desaparecidas a doarem material genético, que será comparado com perfis armazenados nos bancos estaduais e no Banco Nacional de Perfis Genéticos. O cruzamento de informações com pessoas falecidas ou com pessoas vivas com identidade desconhecida poderá permitir a identificação de desaparecidos.

Além da coleta de novas amostras, a campanha articula uma força-tarefa nacional para acelerar a análise de perfis genéticos que ainda aguardam processamento. A coordenação é da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), em parceria com instituições estaduais: laboratórios de genética forense, delegacias especializadas e autoridades centrais estaduais.

De acordo com a diretora do Instituto de DNA Forense do Departamento de Polícia Cientifica da Polícia Civil do Piauí (DEPOC), perita oficial Adilana Soares, a primeira etapa da campanha consiste em receber os familiares que registram boletim de ocorrência de desaparecimento para coletar amostras que serão inseridas no banco de dados de DNA. “A importância principal é dar uma resposta a esses familiares que procuram seus entes queridos”, completou a diretora.

Os locais de coleta estarão disponíveis no site oficial da campanha. Para participar, é necessário que o familiar tenha um boletim de ocorrência de desaparecimento, registrado em qualquer unidade federativa, e apresente seus próprios documentos pessoais.

O objetivo é garantir que cada família tenha a chance de encontrar respostas, por meio da ciência e da cooperação entre os estados. Essa iniciativa é fundamental para dar visibilidade ao tema das pessoas desaparecidas e, principalmente, para viabilizar identificações por meio da coleta de material genético dos familiares.

A Polícia Civil do Piauí junto com a SSP-PI ressalta a importância da colaboração da população, que pode fornecer informações essenciais para auxiliar na localização de desaparecidos. Para denúncias ou informações, o contato pode ser feito diretamente com o DHPP, através do 181 ou do (86) 3211-6682, ou pelos canais oficiais de atendimento da Secretaria de Segurança Pública.

Fonte: Governo do Piauí

Últimas notícias

CIDADES

Faça parte do nosso grupo VIP

Saiba tudo que acontece primeiro que todo mundo!

Veja também

[wpdreams_ajaxsearchlite]