
O Piauí alcançou um feito inédito no país ao se tornar o primeiro estado brasileiro a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) para metade de sua população. O marco foi divulgado nesta quinta-feira (8) pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), em parceria com o Instituto de Cidadania Digital do Piauí. Em âmbito nacional, o número de documentos já emitidos ultrapassa 42,7 milhões.
A nova identidade substitui os antigos modelos ao adotar o CPF como número único em todo o território brasileiro, além de contar com recursos modernos de segurança e versão digital integrada ao aplicativo GOV.BR. Com isso, o documento passa a facilitar a identificação do cidadão e o acesso a serviços públicos e benefícios sociais.
Em Teresina, a aposentada Maria da Conceição dos Santos Aguiar, de 66 anos, destaca a importância da atualização do documento para manter o acesso a medicamentos de uso contínuo. Segundo ela, a exigência do documento atualizado foi fundamental para dar continuidade ao tratamento de saúde. Maria também elogiou o atendimento recebido no momento da emissão.
“Foi rápido, organizado e as atendentes foram muito atenciosas”, relatou.
De acordo com o Governo Federal, a CIN é peça central na construção da Infraestrutura Pública Digital de Identificação Civil, que permitirá a integração de dados e a ampliação do acesso a políticas públicas. A proposta é reduzir burocracias e garantir que direitos e benefícios cheguem de forma mais eficiente à população.
Para a secretária adjunta de Governo Digital, Luanna Roncaratti, a nova identidade representa mais do que um documento. “Ela é uma porta de entrada para a cidadania, pois assegura acesso seguro a serviços e benefícios sociais”, afirmou.
O superintendente do Instituto de Cidadania Digital do Piauí, Marcelo Mascarenha, também ressaltou o impacto social da marca alcançada. Segundo ele, o estado se tornou referência nacional ao conseguir levar o documento a regiões mais afastadas, ampliando o acesso de milhares de pessoas a direitos básicos e serviços digitais.
Além da versão física, a CIN pode ser acessada digitalmente pelo aplicativo GOV.BR, logo após a emissão do documento impresso. A ferramenta também permite elevar o nível de segurança da conta do usuário para o padrão Ouro, possibilitando acesso a milhares de serviços federais, estaduais e municipais, como Meu INSS, Meu SUS Digital, Carteira de Trabalho Digital e Carteira Digital de Trânsito.
A primeira via da nova Carteira de Identidade Nacional é gratuita. O agendamento para emissão pode ser feito pelo site gov.br/identidade.