Na manhã desta quarta-feira (30), a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), através da Superintendência de Operações Integradas (SOI), realizou a 7ª ação de devolução de celulares recuperados, que haviam sido roubados ou furtados no estado. O projeto, lançado em janeiro de 2023, tornou o Piauí um exemplo nacional, segundo o superintendente da SOI, delegado Matheus Zanatta.
Desde o início da iniciativa, 9.300 celulares foram recuperados, contribuindo para uma queda significativa nos índices de criminalidade. “Registramos uma redução de 41% no roubo de celulares em Teresina este ano, comparado ao ano anterior. Em relação a 2022, a queda já alcança 52%”, afirmou Zanatta, destacando o impacto positivo da ação, que já inspira a adesão de outros oito estados brasileiros, com outros mais interessados.
O projeto inclui um curso de nivelamento para agentes de segurança, capacitando policiais de diferentes estados a aplicarem a mesma metodologia de combate ao roubo e furto de celulares.
Além disso, o delegado enfatizou a necessidade de conscientização da população sobre a compra segura de dispositivos, alertando que a aquisição de aparelhos sem procedência comprovada pode configurar crime de receptação. “O roubo de celulares abre portas para crimes graves, como latrocínio, formação de organizações criminosas, tráfico de drogas e crimes digitais”, concluiu o superintendente.
© Copyright 2023 - PR 50 - Todos os direitos reservados.
É proibido a reprodução total ou parcial do conteudo deste site.