Teresina - PI
fevereiro 21, 2026 01:01

PF prende suspeitos de furtar mais de 200 km de ferrovia no Piauí com destino a Minas Gerais

Jack Seed

20/02/2026

as 22:19

A Polícia Federal realizou, nesta sexta-feira (20), uma operação para desarticular um grupo suspeito de furtar trilhos da antiga malha ferroviária da Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA), patrimônio da União sob gestão do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A ação ocorreu em municípios do Piauí e também em Minas Gerais.

Batizada de Operação Descarrilho, a ação teve como foco áreas localizadas em Altos e Campo Maior, no Piauí. Foram cumpridos um mandado de prisão temporária e cinco de busca e apreensão nas cidades de Campo Maior/PI e Muriaé/MG.

As investigações começaram após a prisão em flagrante de um motorista, no fim de 2025, que transportava cerca de 80 barras de trilhos em um caminhão trator na BR-343, em Altos/PI. A partir desse flagrante, a Polícia Federal, com apoio da Polícia Civil e da Polícia Militar de Campo Maior/PI, identificou a atuação de um grupo que retirava trilhos, pinos e emendas metálicas da ferrovia desativada.

De acordo com a apuração, o material era armazenado em galpões e propriedades rurais da região antes de ser levado para Minas Gerais, onde seria vendido de forma irregular. O transporte interestadual era feito por motoristas pagos por tonelada de carga.

A estimativa inicial aponta que mais de 200 quilômetros de trilhos foram retirados.

Últimas notícias

CIDADES

Faça parte do nosso grupo VIP

Saiba tudo que acontece primeiro que todo mundo!

Veja também

[wpdreams_ajaxsearchlite]