Em uma operação realizada nesta terça-feira (12), a Polícia Federal (PF) cumpriu três mandados judiciais na capital do Piauí, Teresina, como parte da Operação Ouroboros, que investiga um grupo criminoso responsável por fraudes em financiamentos de veículos. O esquema envolvia a simulação de entrevistas de emprego para coletar informações de candidatos e, em seguida, utilizar esses dados para realizar financiamentos fraudulentos de automóveis.
A operação incluiu um mandado de prisão temporária e dois de busca e apreensão, emitidos pela 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Piauí, visando não só a coleta de provas, mas também a interrupção das atividades ilícitas e a identificação de possíveis cúmplices.
De acordo com a PF, o caso foi inicialmente tratado como estelionato comum e investigado pela Polícia Civil do Piauí. No entanto, verificou-se que as práticas criminosas também configuravam crimes financeiros, o que transferiu a competência para a PF. As investigações revelaram que o grupo simulava entrevistas de emprego para acessar os dados da CNH dos candidatos e usava esse material para forjar financiamentos de veículos, contando com a cooperação de revendedoras locais.
As vítimas só descobriam o golpe ao tentar transferir a propriedade dos veículos no Departamento Estadual de Trânsito (Detran), pois as operações de financiamento eram realizadas digitalmente, sem seu conhecimento prévio. Os suspeitos poderão responder por crimes de fraude em financiamentos e outras infrações identificadas durante o processo investigativo.
© Copyright 2023 - PR 50 - Todos os direitos reservados.
É proibido a reprodução total ou parcial do conteudo deste site.