
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (26), a Operação Mãos Limpas, para investigar um esquema de desvio de dinheiro público na Prefeitura de Teresina. A ação teve apoio da Controladoria-Geral da União (CGU).
Foram cumpridos 31 mandados judiciais na capital, sendo quatro de prisão temporária e 27 de busca e apreensão. A Justiça também bloqueou bens e dinheiro dos investigados, ultrapassando R$ 40 milhões, valor estimado do prejuízo aos cofres públicos.
As investigações começaram em 2023, após denúncias sobre contratos da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) para terceirização de serviços realizados nos anos de 2019 e 2022. As irregularidades ocorreram na gestão anterior. Quatro servidores envolvidos foram exonerados em 2025.
Durante a operação, mais quatro pessoas foram presas. Elas não eram servidoras públicas, mas, segundo a PF, ajudavam a movimentar o dinheiro desviado.
Os investigadores apontam fraudes em licitações, superfaturamento, uso de empresas de fachada e até retenção indevida de parte dos salários de trabalhadores terceirizados.
© Copyright 2023 - PR 50 - Todos os direitos reservados.
É proibido a reprodução total ou parcial do conteudo deste site.