Nesta quarta-feira (04), a Diretoria de Operações de Trânsito – DOT, início à operação “Rota Segura”, uma iniciativa que visa reduzir o número de acidentes fatais e sequelas causadas por imprudência nas vias do estado. A ação, de caráter permanente, combina medidas repressivas e educativas para conscientizar condutores e pedestres sobre a importância da segurança no trânsito.
Cerca de 70% dos motociclistas no estado não possuem Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e um terço dos acidentes fatais estão relacionados ao consumo de álcool. Esses dados alarmantes motivaram a criação da campanha, que será implementada em todas as regiões do Piauí. Serão intensificadas as fiscalizações relacionadas à falta de habilitação, embriaguez ao volante e uso de capacete por motociclistas.
Paralelamente, a operação também fará ações educativas, como a distribuição de folders informativos e campanhas de conscientização, reforçando a importância de práticas simples que podem salvar vidas, como o uso de equipamentos de segurança e a escolha de meios alternativos de transporte ao consumir bebidas alcoólicas.
A iniciativa surge em um momento crítico, após recentes acidentes fatais no estado, como o ocorrido na BR-316, onde duas mulheres perderam a vida, e outro no último fim de semana, envolvendo um casal.
As autoridades destacam que a segurança no trânsito é uma responsabilidade coletiva e apelam ao apoio dos cidadãos.
“Se for beber, não dirija. Use um aplicativo, chame um motorista. O objetivo é salvar vidas e proteger quem está nas ruas”, reforçou o delegado Zanatta.
A operação “Rota Segura” não tem prazo para ser encerrada e promete intensificar as ações durante períodos festivos, quando o número de acidentes tende a aumentar.
© Copyright 2023 - PR 50 - Todos os direitos reservados.
É proibido a reprodução total ou parcial do conteudo deste site.