A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) deflagrou, na manhã desta terça-feira (21), uma operação integrada entre a Polícia Civil e a Polícia Militar no município de Altos, com o objetivo de cumprir 32 medidas cautelares, entre mandados de prisão e busca e apreensão, contra integrantes de uma organização criminosa envolvida em homicídios, roubos e tráfico de drogas. A ação faz parte do Pacto pela Ordem e visa desarticular grupos que atuam na região metropolitana de Teresina.
As investigações apontam que a facção vinha promovendo falsas ações sociais, como a distribuição de brinquedos no Dia das Crianças, com o intuito de cooptar jovens e fortalecer sua influência nas comunidades. De acordo com o delegado Laércio Evangelista, coordenador do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), o grupo usava essas atividades para recrutar novos integrantes e mascarar práticas ilícitas. “Estamos firmes no enfrentamento a essas organizações e na garantia de mais segurança à população”, afirmou o delegado.
O delegado Charles Pessoa destacou que líderes da facção determinavam, por meio de mensagens, os locais e responsáveis pelas supostas ações solidárias, exigindo ainda o registro em vídeo para comprovação ao comando do grupo. “Trata-se de uma estratégia de manipulação e desafio à autoridade do Estado. A resposta da Segurança Pública é clara: tolerância zero com o crime organizado”, reforçou. A operação contou com apoio do BEPI, BOPE, FEISP, BOPAER e das diretorias de inteligência da Polícia Civil e da SSP-PI.
© Copyright 2023 - PR 50 - Todos os direitos reservados.
É proibido a reprodução total ou parcial do conteudo deste site.