A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (28) a Operação Bazófia, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada em fraudes relacionadas ao Auxílio Emergencial e operações bancárias contra a Caixa Econômica Federal. A ação ocorreu nas cidades de Teresina (PI) e Bacabal (MA), com o cumprimento de 14 mandados de prisão e 19 mandados de busca e apreensão. As ordens judiciais foram expedidas pela 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Piauí.
De acordo com as investigações, os membros da organização acessavam ilegalmente as contas de beneficiários do Auxílio Emergencial e realizavam pagamentos de boletos bancários, esvaziando os recursos das vítimas. Os valores desviados eram então transferidos para diversas contas, muitas vezes de “laranjas”, que eram utilizadas para realizar saques ou depósitos fraudulentos. Além disso, a quadrilha também está envolvida em outras fraudes bancárias e no uso indevido de benefícios sociais.
A operação revelou ainda um esquema de lavagem de dinheiro, em que recursos ilícitos eram direcionados à compra de bens de luxo, com o intuito de ocultar a origem dos valores. A Polícia Federal ressalta que os prejuízos causados pela organização são expressivos, mas o valor total ainda está sendo apurado, dada a complexidade das fraudes.
Os investigados poderão responder por crimes como organização criminosa, furto qualificado, lavagem de dinheiro e invasão de dispositivo eletrônico. A Operação Bazófia é parte da operação nacional “Não Seja um Laranja”, e o nome foi escolhido devido à ostentação exibida pelos envolvidos nas redes sociais.
© Copyright 2023 - PR 50 - Todos os direitos reservados.
É proibido a reprodução total ou parcial do conteudo deste site.