Um dos principais chefes da facção criminosa Bonde dos 40, identificado como Jardel dos Santos Souza, de 38 anos, foi baleado no abdômen durante um intenso tiroteio com a Polícia Civil na manhã desta quinta-feira (11), na Vila Afegão, região do bairro Promorar, zona Sul de Teresina. Apontado como fundador da facção no Piauí e parceiro próximo de Léo Gordim, Jardel já tinha histórico por homicídio e era considerado de alta periculosidade. Ele foi socorrido e encaminhado para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT).
A operação que resultou no confronto foi desencadeada após as execuções de Ítalo Douglas Alverenda da Costa e Romário Duarte Mendes, assassinados na noite anterior na zona Sul. Durante o cerco, Jardel reagiu à abordagem e abriu fogo contra os policiais, que revidaram. “Ele é um dos líderes da facção e sabíamos do risco de confronto”, destacou o delegado Danúbio Dias.
Jardel e o irmão, que exercia a função de “chefe de disciplina” do grupo criminoso, vinham se escondendo em áreas de mata para escapar tanto da polícia quanto de facções rivais. O irmão conseguiu fugir e segue sendo procurado. Ele é apontado como o responsável por ordenar mortes dentro da organização criminosa e está diretamente ligado ao assassinato do adolescente Breno Rodrigues, encontrado morto dentro do Cemitério Santa Cruz, no bairro Promorar, no último dia 18.
A Polícia Civil mantém as diligências para localizar o foragido e enfraquecer a cúpula da facção na capital.
FONTE: A10+
© Copyright 2023 - PR 50 - Todos os direitos reservados.
É proibido a reprodução total ou parcial do conteudo deste site.