O Governo do Piauí deu mais um passo para tornar o trânsito mais seguro e acessível. Nesta segunda-feira (31), o governador Rafael Fonteles anunciou, no Palácio de Karnak, os programas CNH Social e Motociclista Protegido, que irão beneficiar milhares de estudantes da rede pública estadual com a emissão gratuita da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a distribuição de capacetes.
A iniciativa será realizada por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), da Secretaria da Educação (Seduc) e da Secretaria de Planejamento (Seplan). O objetivo principal é reduzir os acidentes de trânsito no estado, garantindo 10 mil CNHs e 10 mil capacetes gratuitos por ano para jovens que residem em municípios integrados ao Sistema Nacional de Trânsito. A previsão é que, até 2030, o programa tenha concedido 60 mil habilitações gratuitas.
Para a diretora-geral do Detran, Luana Barradas, os programas fazem parte de um esforço maior para combater os altos índices de mortalidade no trânsito, conforme estabelecido no Pacto de Enfrentamento à Mortalidade no Trânsito Piauiense, lançado em 2023. “Queremos não apenas habilitar mais condutores, mas também promover uma cultura de maior responsabilidade no trânsito”, destacou.
Os números reforçam a necessidade do projeto: 121 dos 178 óbitos no trânsito registrados no Piauí nos primeiros três meses de 2025 envolveram motociclistas, e 72% das vítimas não tinham CNH. A expectativa é que, com a formação de condutores qualificados e a distribuição de equipamentos de proteção, o número de acidentes e fatalidades seja reduzido de forma significativa.
© Copyright 2023 - PR 50 - Todos os direitos reservados.
É proibido a reprodução total ou parcial do conteudo deste site.