O avanço do sarampo em países das Américas e em estados próximos ao Piauí levou a Fundação Municipal de Saúde (FMS) a adotar medidas preventivas em Teresina. Nesta terça-feira (19), a capital deu início a uma campanha de intensificação da vacinação com o objetivo de ampliar a cobertura e evitar a circulação do vírus.
Atualmente, a imunização pode ser encontrada em 91 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), em maternidades da rede municipal e em um ponto fixo no Teresina Shopping, que funcionará em horário estendido para facilitar o acesso da população.
O calendário vacinal segue recomendações específicas:
Crianças: aos 12 meses (tríplice viral) e aos 15 meses (tríplice ou tetra viral);
Jovens e adultos: duas doses da tríplice viral para pessoas entre 5 e 29 anos, e dose única para quem tem entre 30 e 59 anos;
Profissionais de saúde: duas doses, independentemente da idade.
A FMS ressalta que a aplicação da vacina é contraindicada para gestantes, crianças menores de seis meses e pessoas com imunossupressão grave.
O sarampo é uma doença considerada extremamente contagiosa, podendo uma pessoa infectada transmitir o vírus a até 90% dos indivíduos não vacinados. Por isso, segundo a Fundação, a prevenção é a forma mais eficaz de proteger a população e evitar o retorno da doença à capital.
© Copyright 2023 - PR 50 - Todos os direitos reservados.
É proibido a reprodução total ou parcial do conteudo deste site.